10 de mar. de 2011

Todo aterro sanitário poderia ter painéis solares

 Massachusetts, New Jersey, Havaí e Colorado compõe um número crescente de estados norte-americanos que encontraram um novo uso para os aterros sanitários. Em vez de deixar dezenas de hectares se transformarem em terrenos estéreis e inutilizáveis (mais apropriados como cenário de um filme futurista), esses estados estão instalando painéis solares. 

Em Canton, Massachusetts, por exemplo, a empresa Southern Sky Renewable Energy está instalando um campo de painéis solares de seis hectares sobre o aterro sanitário da cidade, de 16 hectares.
O projeto, que deve gerar até 70 milhões de dólares em lucros e economia de energia nos próximos 25 anos, será a maior instalação solar fotovoltaica no estado até o momento. Além disso, a empresa calcula que o projeto irá gerar 25 postos temporários de trabalho na construção civil e 90 postos permanentes.
Construir uma “fazenda solar” em terrenos antes improdutivos é uma ótima ideia, e por diversas razões, como destaca o site Getsolar.com:

“... se (o terreno) já abrigou atividade industrial, costuma ser bastante próximo de linhas de transmissão de energia. Ambos os fatores ajudam a reduzir os custos do projeto, o que é bom tanto para incorporadores como para compradores de eletricidade. Além disso, aproveitar terrenos baldios muitas vezes é preferível a recorrer a terras valorizadas, que poderiam ser utilizadas  para  a agropecuária e outras atividades produtivas”.
O programa da Solar Renewable Energy Certificates, que tem a meta de produzir 250 megawatts de energia solar até 2017, não inspirou apenas o projeto de Canton: as cidades de Fairhaven e Greenfield também estão construindo painéis solares em seus aterros sanitários.

A Lei S-2126 de New Jersey também estimula projetos similares no estado. Ela possibilita a construção de instalações para geração de energia solar – ou fazendas eólicas, devido a uma emenda recente – no alto dos aterros sanitários. Apenas 3 dos 36 hectares do aterro sanitário de Glouchester, New Jersey, em breve irão fornecer energia elétrica para 1.100 residências durante um ano inteiro, segundo o blog Getsolar.com.

Studio Equinócio
Fonte: http://blogs.discoverybrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário