7 de mar. de 2011

Órgãos se reúnem para discutir o rumo da energia solar no Brasil


Workshop em Campinas objetiva contribuir para o fortalecimento de uma agenda fotovoltaica

O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Universidade de Campinas (Unicamp) e a International Energy Iniciative (IEI), promovem, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o "Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil". O evento, marcado para 15 e 16 de março, vai discutir o cenário da energia fotovoltaica no Brasil a fim de contribuir para implantação de uma agenda de ações coordenadas para o setor. 

O workshop irá reunir especialistas, profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa para discutir assuntos como infraestrutura física, tecnologia, regulação, capacitação profissional, mercado e investimentos, entre outros temas relacionados à energia gerada através do sol.

A reunião também abordará a criação de uma política industrial voltada à produção e fomentação de equipamentos fotovoltaicos no País. Concomitantemente, será discutido o potencial do mercado de energias alternativas e das indústrias de silícios de grau solar no Brasil.

Para o especialista da ABDI, Cássio Marx Rabello, a discussão acontece em um bom momento. “"Em consonância com as diretrizes da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), pretendemos lançar luz a uma questão bastante cara ao Brasil, que é o estímulo à inovação e ao uso das novas tecnologias pelas nossas indústrias”, analisa. Cássio Marx contribuirá com o painel "Propostas para a construção de uma política industrial para o desenvolvimento da indústria de equipamentos fotovoltaicos no Brasil".

A expectativa do coordenador do Inova FV, Gilberto De Martino Jannuzzi, da Unicamp, é que as discussões levantadas contribua para a criação de um mercado que integre toda a cadeia produtiva, e também  para a formulação de políticas públicas para o setor no País pelos órgãos de governo competentes.

O cadastro é gratuito e pode ser feito aqui. O workshop será no Auditório da Biblioteca Central da Unicamp, em Campinas, São Paulo. Para mais informações, está disponível o telefone (19) 9792 2928 e o e-mail inovafv@nipeunicamp.org.br.

Studio Equinócio
Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário