30 de mar. de 2011

Portugal traz experiência em energia solar a Chapecó



Uma comitiva portuguesa estará em Chapecó nos dias sete e oito de abril para discutir a implantação de um Laboratório de Certificação de Placas Fotovoltáicas na cidade. A visita acontece a convite da Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), no âmbito da qual a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vem contribuindo.

Integram a comitiva, o prefeito da cidade de Moura, José Maria Pós de Mina, o Diretor do Laboratório Lógica, Victor Paulo Soares Silva, e empresários portugueses ligados ao setor da energia solar. A cidade de Moura projetou-se, nos últimos anos, como uma referência na produção de energia solar, assim como, no desenvolvimento de tecnologia nessa área. Além de uma central de produção de energia com 260 mil placas (foto), a cidade atraiu empresas do ramo e instalou um laboratório para certificação que atende vários países da Europa.
O dia sete será dedicado às discussões técnicas referentes à implantação do laboratório de certificação em Chapecó. Estarão na reunião os participantes da fundação, o deputado Pedro Uczai, o prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, e o presidente da Câmara de Vereadores, Itamar Agnoletto.

Na manhã do dia oito, a comitiva se reúne com os reitores das universidades participantes na FCTER. O prefeito de Moura fará uma explanação sobre o envolvimento das universidades na experiência portuguesa. Às 9h, no Bristol Lang Palace Hotel, Mina fará uma palestra a acadêmicos das diferentes instituições de ensino superior da região, sob a coordenação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol. O tema será “Energia Solar e Desenvolvimento Regional Sustentável: a experiência portuguesa”.

Às 11h, a classe empresarial ouvirá a experiência dos portugueses na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic). Na sequência, a comitiva segue a Florianópolis, para cumprir agenda com o governador do Estado, Sr. Raimundo Colombo.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, conhece a realidade portuguesa. Em novembro de 2010, ele esteve no evento Sustentar, em Moura, onde um protocolo de intenções foi assinado, prevendo atividades de pesquisa e transferência de tecnologia para o Brasil, especialmente para o Oeste de Santa Catarina. O seminário realizado em Moura abriu algumas possibilidades concretas de cooperação em várias áreas, inclusive a possibilidade de enviar e receber professores e estudantes de ambos os países para estágios e estudos nessa área.

O pró-reitor destaca a importância da vinda da comitiva portuguesa a Chapecó: “ela dá sequência e amplia as tratativas de cooperação em curso. Os nossos estudantes, especialmente dos Cursos de Engenharia Ambiental, assim como os pesquisadores, podem ganhar muito com isso”.

Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário