28 de mar. de 2011

Bill Clinton faz palestra de 45 minutos em Manaus “O Brasil não está nem perto de usar toda a sua capacidade de energia solar e eólica


O democrata, que estava na Nigéria no dia anterior, foi aplaudido de pé pelas 700 pessoas da platéia quando terminou sua palestra: Humanismo e Sustentabilidade.

Manaus – “O mundo precisa de vocês!” Foram com essas palavras que Bill Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos e fundador da William J. Clinton Foundation, terminou sua palestra no fim da tarde deste sábado (26), no 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado no Tropical Hotel, em Manaus.

O democrata, que estava na Nigéria no dia anterior, foi aplaudido de pé pelas 700 pessoas da platéia quando terminou sua palestra de 45 minutos com o tema “Humanismo e Sustentabilidade”. Clinton, que governou no período economicamente mais forte dos Estados Unidos (1993-2001), parabenizou o Brasil pela ajuda ao povo do Haiti, e pelo eficiente trabalho no desenvolvimento do etanol.

“Vocês sabem que o etanol de vocês é mais eficiente, sabem que 90% dos veículos de vocês serão ecologicamente corretos”, comentou. O ex-presidente ainda disse que aposta no Brasil. “Eu acredito e quero que vocês liderem o mundo no quesito econômico e ecológico”.

Bill Clinton comentou que poucas pessoas acreditam de verdade que é possível reduzir emissões de carbono e progredir economicamente. Para ele, só quatro países conseguirão efetivar o Tratado de Copenhague, assinado em 2009. “Os únicos países que vão conseguir cumprir o Compenhague são a Alemanha, o Reino Unido, a Suécia e o Brasil”, disse.

Conhecido por suas causas humanitárias através de sua Fundação, o político defende a ideia de que para evoluir sustentavelmente é preciso superar desafios e ser ousado. “Os políticos geralmente só querem saber o que é pra fazer e quanto custa. É muito fácil superar a crise energética construindo uma hidrelétrica ou uma usina nuclear. Mas a real eficiência é aquela que procura alternativas boas a longo prazo e para todos, e isso dá mais trabalho”.

Assim como o cineasta James Cameron, Clinton comentou a falta de exploração de energia eólica e painéis solares. “O Brasil não está nem perto de usar toda a sua capacidade de energia solar e eólica. Se vocês tem que construir alguma coisa sobre a água, por que não uma estrutura para ventiladores eólicos? “, indagou.

Ao longo de seu discurso, Clinton também falou sobre sua Fundação, sobre as epidemias nos países pobres, e como os líderes mundiais e empresários podem ajudar a erradicar essa situação.
O ex-presidente terminou sua palestra com um desafio para os brasileiros. “Eu não sei como vocês vão resolver os seus problemas. Vocês querem preservar a floresta, precisam de mais energia, ela tem que ser limpa, e o mundo precisa de vocês. Porque o oxigênio que não sai do mar, sai da floresta de vocês. E isso vocês não vão conseguir sozinhos. Precisam convencer os outros países a participar também.”

Adaptado por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário