31 de mar. de 2011

Japão aumenta os valores das tarifas prêmio (FIT) para instalações solares fotovoltaicas para 0.48 USD /kWh e reduz taxas para instalações residenciais



Em 30 de março de 2011, o Ministério japonês da Economia, Comércio e Indústria anunciou novos valores para  as tarifas prêmio ( feed-in tariffs)  destinadas à  a energia solar fotovoltaica, elevando os valores para as instalações não residenciais de JPY 24/kWh (0.28/kWh USD) para JPY 40/kWh (0.48/kWh USD).

O ministério anunciou também um corte nos valores para instalações residenciais de até 10 kW de JPY, saindo dos atuais  48/kWh (USD 0.58/kWh) para 42/kWh JPY (0.51/kWh USD).

As
novas tarifas prêmio entrarão em vigor em Abril de 2011. A decisão do ministério foi tomada  em Janeiro e Fevereiro de 2011, antes mesmo do terremoto e do tsunami que levaram ao desastre em curso na usina nuclear de Fukushima, entretanto as várias explosões, vazamentos de radiação e a incapacidade da Tokyo Electric Power Company (Tóquio, Japão) para estabilizar a planta durante três semanas fortaleceu ainda mais  uma eloquente defesa para a importância do desenvolvimento das fontes de energia limpa no país.

O Japão iniciou seu programa solar pro meio de tarifas prêmio em novembro de 2009. Em 2010, o país instalou cerca de 5% da nova capacidade global de energia solar fotovoltaica da ordem de 18,2 GW, e produziu 8,5% do suprimento mundial de células fotovoltaicas.

Por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário