7 de mar. de 2011

Estremoz celebra volta ao mundo em veículo solar


A energia solar que alimenta o veículo com que a holandesa Ingrid van den Boogaard se propõe dar a volta ao mundo em quatro anos é a mesma que, no dia 5 de Março, lhe permitiu completar uma volta, em apenas três horas, ao modelo do sistema solar representado no conselho de Estremoz.

Desenvolvido pelo Centro de Ciência Viva (CCV) daquela cidade, e inaugurado em 2007, a representação deste sistema está centrada em Estremoz, mesmo diante do CCV, e estende-se por todo o concelho. A holandesa, formada pela Real Academia de Arte e Design, ingressou depois na Academia de Medicina Natural, onde começou a combinar as viagens com o interesse pelos audiovisuais. No final de 2006, sonhou uma viagem à volta do mundo num veículo solar, desafio que agora está prestes a realizar.

O seu veículo, constituído por 20 painéis solares e 17 baterias acumuladoras de energia, permite-lhe uma velocidade máxima de 25 km/h, o que dá para completar em três horas a volta à representação do sistema solar em Estremoz, uma das duas existentes na Europa. "A escala foi escolhida em função da representação do Sol, que teria que ficar instalada no centro da cidade de Estremoz, enquanto que Plutão deveria ficar adjacente ao Castelo de Evoramonte. 

Como a distância entre ambos os locais é de, aproximadamente, 14,2 km, enquanto que a distância real entre o Sol e Plutão é de cerca de 5900 milhões de quilómetros, obtém-se uma escala de 1/414 milhões, o que significa que um quilómetro medido no conselho equivale a cerca de 414 milhões de quilómetros no universo", explica Rui Dias, diretor do Centro de Ciência Viva.

Adaptado por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário