2 de mar. de 2011

Índia: Aprovado primeiro projeto de MDL para aquecedores solares de água


O primeiro projeto de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) utilizando os aquecedores solares de água foi aprovado  e registrado pelo Conselho Executivo do MDL da Organização das Nações Unidas (UNFCCC) na Alemanha. Depois de 15 meses entre a apresentação e registro oficial, o projeto de MDL, que agrupa 15 mil instalações de aquecimento solar de pequeno porte apresentado pelo desenvolvedor indiano G.K. Energy Marketers Pvt Ltd é o primeiro deste tipo e dimensão no mundo.

Os sistemas de aquecimento solar que tem uma área de catação entre 2 a 10 m2  de coletores solares foram entregues por 26 fabricantes diferentes localizados nos estados de Karnataka, Maharashtra e Gujarat. A área total de coletores instalada chega a 64.000 m2

Este é um grande passo adiante para o setor de solar térmica indiana, porque a indústria de aquecimento solar de água, até agora, ficou longe de projetos de MDL, devido aos custos de transação elevados, um processo tedioso e burocrático, além dos desafios relacionados à complexidade dos testes de sistema e de seu monitoramento. De acordo com a fabricante de sistemas solares térmicos Akson, os benefícios financeiros par ao fornecedor do equipamento chegam a 625 INR/m2 (R$23/m2). 

A parte crucial do processo de submissão junto ao MDL  gira em torno da metodologia de cálculo utilizada para estimar a energia economizada pela instalação dos aquecedores solares de água e de acordo com a G.K. "o método de cálculo da poupança de eletricidade convenceu os validadores e, posteriormente, também os funcionários da ONU." Diversos estudos na Índia têm mostrado que cada m2 de coletor solar instalado resulta em uma economia anual de eletricidade de cerca de 0,6 MWh.


Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: Global Solar Thermal Energy Council

Nenhum comentário:

Postar um comentário