22 de mar. de 2011

Aquecedores solares: método de cálculo comum já está disponível e permitirá aos governos quantificar a participação da tecnologia na matriz energética


A ESTIF (European Solar Thermal Industry Federation) juntamente com o International Energy Agency Solar Heating and Cooling Programme (IEA-SHC) e outras associações da indústria solar térmica desenvolveram e acordaram um método de cálculo comum para que fosse possível estimar a quantidade anual de energia em kWh produzida pelos coletores solares. A necessidade de um processo deste tipo tornava-se cada vez mais evidente, uma vez que as estatísticas para a energia dos países devem também incluir uma estimativa de energia produzida pelos sistemas solares térmicos. 

Com esta metodologia, passa a ser mais fácil calcular a quantidade de energia transformada pelos sistemas solares térmicos em todo o mundo e compará-la com outras fontes de energias renováveis. O sistema introduz fórmulas simples, usando informações de acesso fácil, como a radiação solar num plano horizontal em determinada localização e a área instalada num país ou região, para estimar a produção anual dos coletores solares.

No dia 31 de Março, o IEA-SHC e a ESTIF vão organizar um "webinar" para apresentação e debate do novo método, com o tema "Estimating annual solar collector energy output at national level". O encontro terá como público-alvo agências de energia e de estatísticas, divisões de estatísticas para a energia e associações nacionais da indústria solar térmica.

"Em ligação à implementação da Diretiva Europeia para Energias Renováveis (2009/28/CE), a informação sobre a energia solar térmica produzida vai ajudar a ESTIF e a Comissão Europeia a monitorar a execução dos Planos Nacionais de Ação para as  Energias Renováveis, e, em particular, a avaliar se as metas específicas, como e se  as estabelecidas por cada um dos 27 Estados-Membros para o aquecimento e arrefecimento renovável, são mesmo cumpridas", afirmou o representante da ESTIF Harald Drück, que considera que o novo método é "um veículo eficaz para que a energia solar térmica mostre o seu desempenho".

Com uma capacidade instalada mundial superior a 190 GWth, a energia solar térmica é uma das fontes de energia renovável mais importantes e que continua a apresentar um imenso potencial. Um dos marcos importantes para o desenvolvimento do setor deu-se em 2004, quando especialistas internacionais acordaram numa metodologia para a conversão da área instalada em m2 para capacidade solar térmica em kWth.

Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário