11 de mar. de 2011

A Índia vai adicionar 1.000 MW de energia solar


Os EUA e outros países desenvolvidos, podem estar progredindo na luta contra as mudança no clima, mas a Índia está em ponto de bala para lançar a sua Missão Solar sob o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, com planos de começar  com 1000 MW por ano de energia solar a partir de 2010.

O Conselho de Ministros da União analisará o documento da Missão Solar, que estabelece que  a Índia gerará 1.000 MW de energia solar a cada ano a partir do próximo ano. Um pacote completo e detalhado de ações e medidas foi proposto para impulsionar o setor de energia de tal forma que pode levar à produção anual de 20.000 MW até 2020. O país produz atualmente menos de 5 MW cada ano.

O governo de início,pretende gerar 200 MW em sistemas desconectados da rede o que demandaria uma área de 7.000.000 metros quadrados de coletores solares até 2013.

Ao final de 2022, o governo espera produzir 20.000 MW solares conectados à rede e  2.000 MW de fora da  rede.

O governo decidiu separar a produção da venda da energia produzida pelas plantas solares através de mecanismos de compra e venda de energia já existentes.

Na primeira fase a agência nodal NTPC Vidyut Vyapar Nigam Limited (NVVN) comprará a energia solar dos produtores, à uma tarifa já estabelecida pela  Central Electricity Regulatory Commission. A partir disto venderá para empresas estaduais de energia, creditando a energia junto às metas obrigatórias de compra de energia solar que a comissão de eletricidade estabelecer para cada Estado.


O governo também pretende acabar com as alfândegas e impostos especiais de consumo sobre a importação de bens de capital.

A energia solar nos telhados será promovida através de um incentivo de geração de base para uso próprio, além de permitir a venda da energia para a rede.

Para melhorar os recursos humanos envolvidos no setor, o programa estabelece a necessidade de treinamento de 1000 engenheiros especializados no campo além de fornecer bolsas para 100 engenheiros para estudar no exterior, na primeira fase da missão e os institutos de engenharia serão convidados a criar cursos especializados para atender à demanda da indústria.

Para promover o uso inovador de energia solar, um fundo de capital de risco será criado para promover a alavancagem dos programas de P&D em colaboração com institutos de tecnologia e  um centro nacional de excelência em pesquisas sobre energia solar será criado com o propósito de investigar os desenvolvimentos nos campos emergente da tecnologia.

Studio Equinócio
Fonte: Solar News

Nenhum comentário:

Postar um comentário