31 de mar. de 2011

Projeto Solar ILPI destinado a Instituições de Longa Permanência para Idosos, chega a Belo Horizonte


Belo Horizonte, a capital mineira, recebeu na última quarta-feira (23/03) os equipamentos do Programa Energia Inteligente (EI), uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Cemig, que serão instalados na instituição Lar dos Idosos Dona Paula. O Projeto Solar ILPI, que integra as atividades do EI, vai beneficiar idosos atendidos pela entidade com um moderno sistema de aquecimento solar. A entrega acontecerá às 10 horas, na Rua Henrique Gorceix, no 315, bairro Caiçara.

O investimento do Projeto na instituição, com a instalação dos sistemas de aquecimento solar (área coletora de 60 m²), será de R$ 82 mil. Atualmente, a Lar Dona Paula acolhe, em tempo integral, 56 idosos.
De acordo com o coordenador do EI, Higino Zacarias de Souza, a instituição, funcionários e idosos sairão ganhando. “Com a instalação dos sistemas de aquecimento solar o Lar Dona Paula vai racionalizar seu consumo de energia elétrica usada para aquecer a água nos banhos e no preparo das refeições, deslocando a demanda para fora do horário de ponta. O Projeto vai trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além do conforto nos banhos promovidos por um sistema central de aquecimento,” afirma. Ainda segundo o coordenador, com essa economia, a instituição vai reduzir o valor da sua conta de energia e utilizar os recursos para outros investimentos.

Solar ILPI
O Projeto Solar ILPI visa a implantação de sistemas de aquecimento solar em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Minas Gerais, substituindo chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água, com a retirada de consumo de energia elétrica para banhos do horário de ponta. Para o consumidor esse projeto traz, além da economia estimada em 65% nos chuveiros, o conforto dos banhos promovidos por um sistema central de aquecimento. A instalação dos aquecedores solares será realizada em 503 entidades perfazendo um total aproximado de 20.800 m² de área coletora. O valor total investido pelo Projeto é de R$ 26 milhões.

Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário