21 de mar. de 2011

2º Seminário “Energia Limpa Conhecimento, Sustentabilidade e Integração – Idéias energéticas e ambientais para o futuro da América Latina

Da Agência Ambiente Energia - O Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina (Ideal) realizará, nos dias 4 e 5 de abril, em Florianópolis (SC), o 2º Seminário “Energia Limpa Conhecimento, Sustentabilidade e Integração – Ideias energéticas e ambientais para o futuro da América Latina”. Segundo os organizadores, o “objetivo do evento é discutir a geração de conhecimento em inovações sustentáveis e integradoras, desenvolvendo soluções para um mundo com grandes desafios sociais e ambientais de forma ampla o suficiente para lidar com as diversidades que enriquecem nossa sociedade”.
 
A palestra de abertura, no dia 4 de abril, será feita pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Antes da palestra, acontecerá a mesa-redonda “Fontes alternativas na matriz energética da América Latina: já estamos preparados?”, com a participação de Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energia do Greenpeace Brasil; Cícero Blay, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu; Regina Migliori, consultora em Cultura de Paz da Unesco e coordenadora do Núcleo de pesquisas do Cérebro e da Consciência vinculado ao Instituto Migliori; Curt Trennepohl, presidente do Ibama.

O segundo dia de seminário começa com o debate sobre conhecimento, sustentabilidade e integração na América Latina, com representantes de universidades e entidades de países da região. O aproveitamento do lixo para geração de energia também está na pauta com duas palestras: “Lixo: novos desafios com a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, com o consultor em desenvolvimento Sustentável, Walfrido de Assunção Ataíde; e “A experiência de Maldonado na geração de biogás em aterro sanitário”, com Sebastián Bajsa, engenheiro da prefeitura municipal de Maldonado, no Uruguai.

O seminário marcará também o lançamento da terceira edição do concurso de monografias sobre Energias Renováveis e Eficiência Energética – Eco_Lógicas. O evento é gratuito.

Serviço:

O que: Seminário Energia Limpa – Conhecimento, Sustentabilidade e Integração
Quando: 4 e 5 de abril
Onde: Florianópolis – Santa Catarina
Local: Centro de eventos da UFSC, Florianópolis
Inscrições: Gratuitas
Telefone: (48) 3234-1757

Studio Equinócio
Fonte: http://www.ambienteenergia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário