16 de mar. de 2011

O Brasil é um pais ensolarado que despreza a energia solar


[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] O Brasil é um país especialmente dotado de luz solar disponível, mas não sabe aproveitar este recurso renovável e limpo. No máximo usamos a energia solar para aquecimento de água e, ainda assim, em pequena escala e sem qualquer programa oficial de apoio ou subsídio.

Ao contrário de nós, outros países já estão investindo pesadamente em energia fotovoltaica e em energia termossolar com tecnologia de torre.

Em Portugal, no município de Moura, na região do Alentejo, no final de 2008, entrou em operação a central fotovoltaica solar da Amareleja, com uma capacidade total de 93 MW, o suficiente para abastecer 30 mil residências. A região onde a central foi construída foi escolhida por ser a mais ensolarada de Portugal.

Na Espanha, a central termossolar Soluca PS10, nos arredores de Sevilha, produz 11 MW, abastecendo 6 mil residências. Esta central é a primeira termossolar em operação comercial na Europa.
Nos EUA, no estado de Nevada, a central termossolar por espelhos parabólicos, Nevada Solar One , produz 64 MW, mas não é a maior em operação.

A central termosolar por espelhos parabólicos Solar Energy Generating Systems, no deserto de Mojave, Califórnia, produz 354 MW, distribuídos em 9 unidades de produção. É a maior central solar em operação no mundo.
A região do Mojave possui, em média, 270 dias de sol ao ano e o deserto de Nevada possui uma média de 210 dias de sol ao ano. Ambos são valores comparáveis a diversas regiões do Nordeste brasileiro, em especial no semi-árido.

Ao argumento de que é uma energia cara, pode-se responder que é mais barata do que a energia nuclear, de acordo com o governo espanhol, que decidiu por uma moratória nuclear, concentrando os investimentos na energia solar e eólica.

A construção de uma central solar é mais rápida e mais barata do que uma grande hidrelétrica, com custos equivalentes a uma PCH.

Se for mais barata na Espanha, não teria porque ser mais cara no Brasil. Se o governo, através do BNDES, pode ‘apoiar’ os megaempreendimentos hidrelétricos, também pode fazer o mesmo com a energia solar.

O Brasil só não é uma potencia mundial em energia solar porque o governo e as empreiteiras não querem.

Adaptado por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário