7 de mar. de 2011

Portugal- Pátio das Camélias" conjuga luxo com energias renováveis


O "Pátio das Camélias", empreendimento do Grupo Habitâmega, localiza-se em Penafiel. Trata-se de um condomínio privado de luxo, que reúne num mesmo espaço  soluções tecnológicas mais avançadas, a eficiência energética e as energias renováveis.

Situado a um passo do Parque da Cidade e do centro de Penafiel, este empreendimento agrega todas as condições para proporcionar aos seus moradores uma qualidade de vida excepcional, onde alia o conforto e o lazer à segurança, sem esquecer o meio ambiente.

A domótica permite o controle e a administração do lar em qualquer lugar, recorrendo apenas a um celular ou telefone fixo. Permite a detecção de fugas de água ou gás e a criação de diferentes ambientes, através do controle de iluminação interna e externa, da climatização e dos blackouts e cortinas elétricas.

E porque o Sol é uma fonte de luz e de calor que deve ser aproveitada para aumentar a qualidade de vida sem penalizar o meio ambiente, o empreendimento “Pátio das Camélias” está equipado com um sistema de energia solar térmica que permite satisfazer grande parte das necessidades energéticas do lar.

A estação solar transporta o fluído térmico aquecido no coletor solar para a serpentina que  aquece a água que se encontra no reservatório.

Este reservatório fornece água quente para o sistema de aquecimento, piso radiante, águas sanitárias e máquina de lavar roupa e louça. A pequena percentagem de energia convencional utilizada (25 a 30% quando a energia solar disponível for insuficiente) estará a cargo de uma bomba de calor que fornece, em condições ideais uma média de 3kw de energia por cada kw consumido.

Cada habitação possui um sistema independente, incorporando vários painéis solares, um reservatório térmico e uma bomba de calor. A singularidade desta combinação de equipamentos permite atingir uma maior eficiência energética, com uma redução de cerca de 70% no consumo energético.

No sentido de garantir uma maior eficiência energética, o empreendimento possui preocupações adicionais com isolamento térmico, recorrendo a caixilharias duplas com vidro duplo, duplo isolamento e dupla caixa-de-ar em paredes exteriores, bem como à utilização de mantas acústicas entre pisos.

Adaptado por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário