15 de mar. de 2011

Autódromo do Algarve aposta em central fotovoltaica


O presidente da Galp Energia, Ferreira de Oliveira, disse hoje que a empresa está concentrada no desenvolvimento de projetos de eficiência energética, e disponível para integrar parcerias que contribuam para a redução de custos e das emissões de CO2.


“Tendo a eficiência energética como uma das grandes preocupações, apoiamos a concepção e desenvolvimento de soluções eficientes para os clientes”, disse Ferreira de Oliveira durante a inauguração da central fotovoltaica instalada no complexo do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão.

Segundo Ferreira de Oliveira, a redução de CO2 em 13,8 gigatoneladas até 20130, “é um trabalho de gigante, e a Galp está empenhada em dar o seu contributo através da mobilização de fontes energéticas capazes de promover a redução da intensidade de emissão de gases de efeito estufa”.

O presidente da Galp Energia apontou a parceria estabelecida com o Autódromo Internacional do Algarve e com a Efacec como exemplo de “um projeto integrado de eficiência energética, desenvolvido especificamente para satisfazer as necessidades do complexo desportivo e imobiliário”.

“A central fotovoltaica torna esta infra-estrutura como uma referência mundial em matéria de eficiência energética”, observou.

Segundo o responsável, a produção da central fotovoltaica representa uma redução de emissões de CO2 “equivalente a 500 000 quilómetros percorridos por um veículo convencional”.

Ferreira de Oliveira disse ainda que o projeto do AIA englobou a Efacec como parceira, mas sublinhou que a Galp está aberta a propostas de outras empresas, porque “estes projetos não se fazem” com exclusividade de parceiros.

“Temos as melhores relações com a Efacec, mas não é um parceiro exclusivo”, explicou.
A Efacec foi uma das primeiras empresas mundiais a ter os carregadores rápidos para veículos eléctricos certificados pela Associação CHAdeMO, com sede no Japão.

A central fotovoltaica do Autódromo Internacional do Algarve é composta por 504 painéis solares, e representou um investimento de 750 mil euros.

Com uma potência instalada de 100 Kilowatts (KW), proporciona uma produção anual de energia eléctrica de 157 000 KWh, e uma redução de 74 toneladas/ano em emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera.

Em funcionamento desde Janeiro passado, a central é explorada pela Galp Energia, que estima em dez anos o retorno do investimento.

O Autódromo Internacional do Algarve passará a ter a “posse plena” da central num prazo de 15 anos.

Inauguração com Volta Solar

 A cerimónia de inauguração  serviu ainda para os parceiros promoverem a primeira volta no autódromo com automóveis movidos a energia elétrica fotovoltaica. “A volta solar consiste na circulação no circuito com automóveis híbridos cujas baterias foram carregadas através dum ponto de carga alimentado pela energia elétrica produzida na central solar fotovoltaica”, explicaram os responsáveis.

Adaptado por Studio Equinócio
Fontes:
       http://www.oalgarve.com/;
       http://www.jornaldoalgarve.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário