7 de abr. de 2011

VOTE SOLAR- Projeto de energia eólica e solar é discutido na Assembleia do Ceará


 
O uso das energias eólica e solar foi discutido pela Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço da Assembleia Legislativa do Ceará na tarde desta quarta-feira (06/04), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. Na ocasião, o engenheiro mecânico, cientista e ambientalista, Fernando Ximenes falou da invenção dos postes híbridos, apresentando o projeto de sua autoria: Energia Eólica e Solar.

“Pude desenvolver o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energia eólica e solar, além de outros projetos como o da Faculdade Fatene que é a primeira instituição de ensino a ser abastecida por energia solar em todo o seu complexo”, informou.

Segundo o engenheiro, a energia eólica e solar é acessível e custa mais barato.“Hoje o Brasil não tem sobra de energia. No caso das energias solar e eólica, em quatro anos uma usina pode ser implantada, resolvendo o problema de maneira rápida e ecologicamente correta”, afirmou.

Fernando Ximenes explicou que no caso dos postes de iluminação pública alimentados por estes tipos de energia, as baterias têm autonomia de até 70 horas, com custo igual ou inferior ao modelo utilizado atualmente. “Em caso de roubo, um alarme sonoro é ativado e no poste, existe uma câmera 24h por dia ligada”, disse.

O ex-deputado Cirilo Pimenta afirmou que o potencial do nosso Estado é grande e que “devemos estimular as fontes de energias sustentáveis, para sermos auto suficientes. Vamos dar exemplo para o nosso País e para o resto do mundo”, frisou.

Ele disse ainda que a produção individual de energia deva ser cada vez mais explorada. “Quem quiser produzir a sua própria energia, pode. E isso é uma demonstração de sabedoria sem agredir o meio ambiente”, concluiu.

Estavam presentes ao debate os deputados Sérgio Aguiar (PSB), vice-presidente da Comissão; Manoel Duca (PRB) e Dedé Teixeira (PT); além de representantes da Gram Eolic Indústria.

Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário