7 de abr. de 2011

Siemens cria painéis solares que rastreiam o sol para mais eficiência



O Sol, estrela central do Sistema Solar, é sem dúvidas um aliado da vida terrestre. E com o avanço da tecnologia, ele reafirma a cada dia sua importância! A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros e a luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. Para potencializar a eficiência energética desta poderosa estrela, a era sustentável ganha mais um diferencial tecnológico: a mobilidade. A Siemens acaba de disponibilizar painéis solares equipados com montagem móvel e novo sistema de controle, que permitem seguir com precisão o curso do sol.

Graças a um novo algoritmo baseado em dados astronômicos, os painéis solares rastreiam o sol de acordo não só com a hora do dia, mas também conforme a época do ano e a localização geográfica precisa. Em decorrência disso, a produtividade energética é mais de 35% superior que as dos sistemas fixos.

Um fator decisivo na eficiência de um sistema fotovoltaico é o ângulo de incidência no qual a luz do sol bate na superfície do módulo. No caso de painéis fixos, a luz do sol bate nas células solares em um ângulo oblíquo a maior parte do dia. A produtividade máxima em termos de energia e, portanto, de eletricidade, somente é alcançada quando a luz do sol bate nas células de forma perpendicular à sua superfície. Assim, a solução óbvia é enquadrar os módulos solares em um sistema de rastreamento móvel que siga com precisão o curso do sol. A posição do sol depende não só do horário do dia, mas também da época do ano e do local da instalação fotovoltaica. O sistema de controle Simatic S7-1200 da Siemens calcula o alinhamento perfeito para os módulos solares na base de sua localização precisa, em qualquer parte do mundo, e a hora e data exatas.

Esse cálculo é baseado na “Biblioteca Simatic para Algoritmo de Posição Solar”, que está armazenada em todas as unidades de controle. A Siemens obteve licença para o algoritmo muito preciso do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) dos EUA. Nessa base, o sistema de controle tem como determinar a posição do sol com precisão de 0.0003° e alinhar o módulo fotovoltaico de acordo. Motores trifásicos de corrente alternada alimentam um sistema de rastreamento de dois eixos: Isso faz o módulo girar em um semicírculo ao longo do eixo azimutal, assim rastreando o curso diário do sol de leste para oeste, e inclina o módulo ao longo do eixo zenital, rastreando a altura do sol conforme a hora do dia e ano. No processo, o sistema de controle evita também que módulos vizinhos façam sombra uns nos outros durante a manhã e ao cair da tarde, quando as sombras são especialmente longas. O software baseia seus cálculos astronômicos em parâmetros tais como longitude, latitude e hora exata.

Além disso, o sistema de controle também leva em consideração as condições meteorológicas. Quando enfrenta ventos fortes, por exemplo, ele move os módulos para a posição de menor resistência, onde eles podem aguentar ventos de até 130 quilômetros por hora. De maneira semelhante, o sistema de rastreamento pode ser programado para reagir a neve, tempestades, névoas e escuridão.

Studio Equinócio

Um comentário:

  1. O grande problema destes sistemas é ficarem bem mais caros do que os fixos.

    ResponderExcluir