26 de abr. de 2011

MERCADO- Senegal- Presidente do Senegal pede compromisso para promoção da energia solar


O Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, pediu ao seu governo para se comprometer ativamente a promover a energia solar, anunciou um comunicado do Conselho de Ministros.

O chefe de Estado do Senegal pediu ao Governo “para fazer com que uma parte da iluminação das novas construções seja  garantida pela energia solar”. Para tal, Wade encarregou o Primeiro-Ministro, Souleimane Ndené Ndiaye, de proceder a uma revisão do Código de Urbanismo. O Chefe de Estado senegalês realçou a cobertura do território nacional pela empresa pública de eletricidade e a sua potencialidade de generalizar a utilização da energia solar.

Abdoulaye Wade ordenou ao seu Governo para preparar textos a fim de redefinir as missões da Sociedade Nacional de Eletricidade, no sentido de um “programa obrigatório de associação das tecnologias solares térmica e fotovoltaica”, diz o comunicado.

De acordo com o Presidente Wade, trata-se de “reforçar a capacidade da Sociedade Nacional de Eletricidade no fornecimento de energia e dotá-la de equipamentos solares paralelamente ao fornecimento da energia térmica”.

De acordo com o comunicado difundido pelo Governo, a instalação dos equipamentos  estaria a cargo dos clientes e dos beneficiários.

O chefe de Estado referiu-se à decisão do Banco Mundial de intervir na execução do plano de fornecimento de energia através de um financiamento de mais de 100 milhões de dólares,  para a vertente do transporte, da distribuição da energia eléctrica e da aquisição de contadores pré-pagos.

Em relação às dificuldades enfrentadas pelas comunidades locais na gestão da iluminação pública e recolha de lixo, o Chefe de Estado reiterou a disposição do seu Governo de prestar mais atenção a essas questões.
“O papel do Estado é estar ao lado das comunas e comunidades rurais, sempre que as suas obrigações excedam os seus meios”, lê-se no texto comunicado.

Segundo o comunicado, “o Senegal pretende pedir ao Banco Mundial o financiamento de um plano diretivo no domínio da energia e do desenvolvimento de energias renováveis”. O ministério senegalês da Energia informou que “o Senegal assinou um acordo de empréstimo com a Índia de 28 milhões de dólares para o financiamento de projetos de eletrificação rural”.

Adaptado por Studio Equinócio
Fonte:http://jornaldeangola.sapo.ao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário