25 de abr. de 2011

Lifeline Energy fornece rádios movidos a energia solar para comunidades carentes de países africanos



Você já pensou no impacto que um rádio pode ter na vida de pessoas que vivem em regiões afastadas dos centros urbanos? A organização não governamental Lifeline Energy acredita que os rádios podem ser responsáveis por grandes mudanças em comunidades carentes, pois promovem acesso à informação e à educação.

Por isso, a entidade fornece o aparelho de som Prime, movido a energia solar e eólica, para vilarejos de países africanos que enfrentam a falta de energia elétrica e de saneamento básico. É possível que um grupo de até 60 pessoas consiga ouvir o que o rádio, que funciona 24 horas por dia, com som de alta qualidade, está tocando. Ele ainda possui acoplado um carregador solar para celulares.

Graças ao Prime, professores passaram a utilizar arquivos em mp3 disponibilizados pela ONG para ensinar temas variados a crianças e adultos, que também acompanham as notícias mundiais em tempo real e as novidades musicais.

Em um orfanato de Ruanda, por exemplo, as crianças aprendem inglês, matemática e ciências. Já em um vilarejo do pequeno país Lesoto, enfermeiras e internos de um centro de saúde têm a oportunidade de ouvir sobre prevenção de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, igualdade entre gêneros e outras questões sociais.

Observando o entusiasmo dos beneficiados com o projeto, surgiu a ideia de selecionar “guardiões” dos rádios, que garantem a conservação dos aparelhos em bom estado. Geralmente, quem fica responsável por essa função é um líder comunitário ou um professor. Hoje, as mulheres representam mais da metade dos guardiões.

A Lifeline Energy também tem outros projetos espalhados pela África e trabalha sempre levando soluções criativas e tecnologia limpa às comunidades pobres e distantes.

Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário