A empresa Tecnalia, através da sua Unidade de Construção, está participando do projeto Pavener, que visa desenvolver um sistema para coletar a energia solar absorvida pelas superfícies de asfalto pavimentado. O projeto de dois anos está sendo conduzido pelo Grupo Campezo.
O sistema envolve a coleta de energia solar acumulada no pavimento, fazendo circular um fluido através de tubulações instaladas abaixo da superfície. Este método funciona de forma semelhante a um coletor solar térmico podendo ser aplicado abaixo de qualquer superfície pavimentada exposta à radiação solar, tais como estradas, passeios, estacionamentos, pistas de pouso do aeroporto, etc..
O sistema pode ser projetado para múltiplas aplicações pois incorporando conceitos tais como armazenamento de calor e bombas de calor a energia solar acumulada poderá ser utilizada em aplicações de baixa temperatura, tais como o ar-condicionado dos edifícios, centros desportivos e de lazer, aquecimento de piscinas e geração de água quente.
Nos países onde há ocorrência de neve, outra aplicação potencial do sistema é a sua utilização para manter a temperatura do asfalto em relação aos níveis de congelamento no inverno, evitando assim a formação de gelo nas estradas. Além dos benefícios para a segurança rodoviária, esta medida reduziria a quantidade de sal necessária para ser usada nestas condições.
O sistema deverá reduzir o consumo de combustíveis fósseis, bem como as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera já que adota uma fonte renovável de energia. Além disso, espera-se que a manutenção necessária para as estradas seja reduzida pois como a temperatura da superfície das estradas pode ser mantida estável, tanto no inverno quanto no verão, reduziria o índice de aparecimento de fissuras e sulcos nas superfícies pavimentadas. Uma outra vantagem adicional do sistema seria redução do efeito de ilha de calor urbano, já que o excesso de calor é extraído das superfícies pavimentadas.
A Unidade de Construção em Tecnalia está pesquisando sobre as propriedades mecânicas e térmicas do sistema por meio de simulações e medições experimentais, com o objetivo de otimizar a configuração do sistema. Estabilidade e comportamento térmico e estrutural são os principais aspectos que estão sendo considerados no desenvolvimento do sistema.
O sistema deverá reduzir o consumo de combustíveis fósseis, bem como as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera já que adota uma fonte renovável de energia. Além disso, espera-se que a manutenção necessária para as estradas seja reduzida pois como a temperatura da superfície das estradas pode ser mantida estável, tanto no inverno quanto no verão, reduziria o índice de aparecimento de fissuras e sulcos nas superfícies pavimentadas. Uma outra vantagem adicional do sistema seria redução do efeito de ilha de calor urbano, já que o excesso de calor é extraído das superfícies pavimentadas.
A Unidade de Construção em Tecnalia está pesquisando sobre as propriedades mecânicas e térmicas do sistema por meio de simulações e medições experimentais, com o objetivo de otimizar a configuração do sistema. Estabilidade e comportamento térmico e estrutural são os principais aspectos que estão sendo considerados no desenvolvimento do sistema.
Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: Science Daily/ Basque Research (2011, February 11). System for heat collection from asphalt pavements under development. ScienceDaily.
Nenhum comentário:
Postar um comentário