O Primeiro-Ministro da Grécia, George Papandreou, apresentou, em Kozani, num evento que contou com a presença da Ministra do Ambiente, Energia e das Alterações Climáticas, o projeto ambicioso da “DEH” (Empresa Pública de Eletricidade da Grécia) de construir e operar, naquela cidade do norte da Grécia, “o maior parque fotovoltaico do mundo”, de 200 MW de potência instalada.
A “DEH” irá abrir, muito em breve, um concurso público no sentido de procurar um “parceiro estratégico” para a concretização do projeto em questão que representa um investimento na ordem dos 600 milhões de Euros, incluindo a construção de uma unidade de fabrico de painéis solares.
O parque fotovoltaico será montado numa área, antiga mina de lignite, de 520 hectares e produzirá, anualmente, 260.000 MWh de energia limpa, que poderá abastecer em energia eléctrica 55 mil lares. Contribuirá para reduzir a emissão de dióxido do carbono em 300.000 toneladas, por ano, e para a criação de 200 novos postos de trabalho, no total das 550 pessoas que empregará. A construção do projeto, que deverá começar no corrente ano, durará cerca de 18 meses.
O CEO da “DEH”, na sua intervenção, afirmou que o parceiro estratégico a ser escolhido deverá dispor de uma experiência comprovada no sector das FER, em particular no desenvolvimento e operação de estações fotovoltaicas e na produção de sistemas de exploração de energia solar, assim como de suficiência financeira.
É de referir a “DEH” tinha, inicialmente, nomeado a empresa norte-americana “SunEdison” como seu parceiro estratégico para a construção do referido projeto, contudo, devido a diversas reações negativas, desistiu da decisão e optou por anunciar a abertura de um concurso público.
Studio Equinócio
Fonte: AicepPortugalGlobal
Nenhum comentário:
Postar um comentário