A energia termossolar de altas temperaturas para produção de energia elétrica vem crescendo nos últimos anos em vários países do globo. Recentemente publicado o relatório sobre a energia termossolar analisa a tecnologia, discute o financiamento das usinas termossolares, fornece os perfis das empresas da cadeia produtiva e apresenta estudos de caso. Uma representação esquemática da cadeia de valor e fornecedores da indústria termossolar está incluída, explicando o processo de conversão da energia solar térmica em energia elétrica em detalhes.
No campo de usinas termossolares, prevê-se um verdadeiro boom nos próximos anos. Algumas regiões da Ásia, EUA e África do Norte se apresentam com um potencial quase inesgotável. Especialistas têm concordado que a tecnologia termossolar vai permitir a substituição das convencionais e poluidoras usinas movidas a combustível fóssil e as perigosas e caras usinas de energia nuclear e isto já no médio e longo prazo. Estudos recentes do Greenpeace e A.T. Kearney confirmam o aumento da competitividade e em alguns casos atuais pode-se afirmar que eletricidade solar-térmica (EST) é competitiva. A capacidade térmica solar instalada em todo o mundo poderá atingir os 100 gigawatts (GW) até 2025 o que criará mais de 130 mil empregos.
Estudos internacionais anunciam o aumento contínuo das plantas de usinas de energia solar térmica sendo que o custo de produção de eletricidade a partir destas usinas pode ser reduzido em até 30 por cento em 2015 e mais de 50 por cento em 2025.
Foto aérea da usina solar termoelétrica PS10 . A torre com potência de 11 megawatts de energia solar produz eletricidade através de 624 grandes espelhos móveis chamados heliostatos. A planta é capaz de produzir 23 GWh de electricidade que é suficiente para atender a uma população de 10.000 habitantes.
Studio Equinócio
Fonte: http://energybusinessreports.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário