Segundo notícia publicada no portal Energia Hoje ( http://energiahoje.com) , há uma previsão de que todos os equipamentos de aquecimento solar de fabricação nacional deverão passar exibir ainda este ano a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).
Até o momento o PBE- Programa Brasileiro de Etiquetagem para equipamentos solares é voluntário e completa 12 anos de existência em 2011. O debate da compulsoriedade da etiqueta começou a ser colocada em debate pelas empresas do segmento há alguns anos e a idéia é estabelecer um novo patamar de qualidade para a indústria nacional bem como de confiança na relação com o mercado consumidor.
Um comitê técnico formado por representantes do Inmetro, Procel, laboratórios e Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) já trabalha na proposta de um novo Requisito de Avaliação de Conformidade (RAC). O documento contemplará novos ensaios conforme normas da ABNT e a obrigatoriedade da etiquetagem seguirá a consulta pública, possivelmente ainda neste primeiro semestre.
O sucesso do programa passa por uma preparação dos laboratórios de ensaios para a realização de novos teste mas principalmente pela gestão profissional do programa junto ao setor industrial.
Studio Equinócio
Nenhum comentário:
Postar um comentário