4 de fev. de 2011

Holandeses planejam estrada que transforma energia solar em elétrica


A SolaRoad é uma estrada que funciona como um painel solar. A combinação especial dessas duas funções permite que a energia solar capturada seja convertida em energia elétrica dentro do espaço que já está sendo usado por estradas. Esta energia pode então ser usada para todos os tipos de transportadores de energia, como iluminação de estradas, instalações de trânsito e até mesmo famílias.


A ideia é uma iniciativa do governo holandês em parceria com empresas privadas. O objetivo é de que o produto esteja disponível comercialmente dentro de um curto período de tempo. Para isso está sendo desenvolvido um modelo de negócios adequado ao projeto.

A estrada possui capacidade energética de até 50 kWh por metro quadrado. Tendo como base a rede viária holandesa, que possui 137 mil km de extensão é possível comprovar todo o potencial que o sistema tem em relação à produção de energia.

O atual desenho conceitual para a ciclovia SolaRoad foi apresentado em janeiro deste ano e é composto por módulos. A ciclovia deve ser constituída por placas de concreto medindo 1,5 por 2,5 metros. A camada superior será feita de vidro temperado e logo abaixo dela serão instaladas células solares de silício cristalino.
A utilização desta energia ainda não foi definida e está em estudo uma maneira de fazer com que a energia produzida em período de muito sol seja armazenada e distribuída de forma eficiente para que seja possível utilizá-la em momentos de pouca luz.

Mesmo com toda essa eficiência em captação de energia, a SolaRoad precisa ser feita de modo a respeitar os critérios mínimos de segurança e qualidade em estradas normais e ciclovias, como a rigidez e a manutenção. Como a tecnologia ainda está em desenvolvimento, ela será instalada em uma cidade específica holandesa para passar por testes. Além disso, a estrutura deverá ser observada em laboratório.

O programa de fabricação da pista inclui o conhecimento e desenvolvimento de produtos, em termos de engenharia, seleção de materiais, distribuição de energia, modelo de negócio e os critérios de usuário (segurança e conforto).

O passo seguinte aos testes é colocá-la em uso, aplicando-a em uma ciclovia, que deve ser construída em 2012. A partir daí, dependendo do sucesso ela deverá ser usada em muitas outras estradas pelo mundo a fora.

Fonte: Ciclo Vivo

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