A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista começou a instalação do sistema de aquecedores solares em algumas creches da rede municipal de ensino. A idéia, de acordo com o Chefe de Gabinete da prefeitura, Celso Cação, seguindo a diretiva do Departamento de Meio Ambiente e do Departamento de Educação, é dotar todas as escolas que se utilizam de água para banho em crianças, dos sistemas de aquecimento solar.
Neste mês, estão sendo instalados quatro sistemas nas escolas municipais de educação infantil que atendem como creches, buscando diminuir os custos com água e, principalmente, energia elétrica nas unidades. As unidades beneficiadas serão a EMEI Irmã Lúcia, no Jardim América, EMEI Bem Me Quer e a EMEI Dona Maria Pereira Briso que passa por ampliações. Também será atendida a EMEI Algodão Doce – a nova creche no Conjunto Antônio Pertinhez (Fercon) que deverá estar concluída até o início do ano letivo.
Segundo o engenheiro da Prefeitura Municipal, André Bazzo, a intenção é que até o início do ano letivo os sistemas de aquecimento estejam funcionando. "O objetivo é na questão ambiental na utilização da energia solar e também pra diminuir um pouco o custo de energia elétrica", lembra.
Serão instalados dois tanques de armazenamento de água sendo um com capacidade de 1000 litros e outro de 500 litros. Também serão colocadas doze placas coletoras para o aquecimento da água e, segundo informações de Mario César – Técnico da empresa que executa o serviço, a economia com os gastos de energia elétrica utilizada em chuveiros pode chegar aos 70%.
AQUECEDOR SOLAR
O sistema básico de aquecimento por energia solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (boiler). As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre. O reservatório térmico, também conhecido por boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.
Comunicação prefeitura
Fonte: http://www.paraguacity.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário