O condomínio Neo Next Generation, em Florianópolis/SC, conquistou o Selo CarbonOK, que certifica a compensação do gás carbônico emitido ao longo de toda a construção do empreendimento.
Projetado para utilizar as tecnologias disponíveis em reuso e conservação da água e geração de energia solar e eólica, é o primeiro condomínio dentro do conceito Next Generation, criado por seus idealizadores a Buzz Arquitetura, a Seleta Engenharia e a Asas Incorporação e Habitat, e consiste no cuidado com as próximas gerações através da construção consciente e o uso de recursos renováveis.
Com 24 apartamentos, divididos em dois blocos independentes, a obra com conclusão prevista para março de 2012 será construída no bairro Novo Campeche, lado leste da ilha.
Os dois prédios possuem elementos futuristas no topo: Duas hélices verticais que farão girar turbinas eólicas e produzirão, junto com painéis solares, 100% da energia necessária para aquecer a água dos apartamentos de alto padrão. Segundo os idealizadores, as turbinas não são barulhentas e não oferecem perigo para os pássaros, pois operam com pouquíssimo vento. Além de tudo a poluição gerada pela obra foi compensada com o plantio de espécies nativas, que podem ser visitadas no Parque do Córrego Grande na área central de Florianópolis.
"Se metade da energia consumida nas residências da Região Sul tem esse propósito, não é difícil afirmar que a economia de energia em todo o empreendimento será de 50%", afirma Jaques Suchodolski, arquiteto e autor do projeto.
No final do mês de setembro, ele recebeu oficialmente o certificado CarbonOK das mãos do diretor da Ambiens Consultoria Ambiental, Emerílson Emerim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário