O Algarve vai dispor de centrais fotovoltaicas capazes de produzir energia eléctrica equivalente às necessidades de cerca de 100 mil consumidores, segundo revelou ao CM(Correio da Manhã) o diretor-geral de Energia e Geologia.
De acordo com José Perdigoto, "foram integralmente atribuídos" todos os lotes para a instalação de centrais de energia solar no Algarve sujeitos a concurso público no final do ano passado. A potência total a instalar na região é de 30 megawatts, repartida por centrais com 2 megawatts cada uma.
O referido responsável destacou que "o licenciamento é relativamente facilitado porque se trata se tratam de pequenas centrais" e a sua concretização depende sobretudo "dos promotores". José Perdigoto disse estar convicto de que "dentro de um ano e pouco a dois anos poderemos ter já os projetos no terreno".
"O Algarve tem uma vantagem adicional muito grande relativamente à energia fotovoltaica, dado que é uma região com grande diferença de consumo entre o Inverno e o Verão, e no Verão as tecnologias solares acabam por ter maior produção", frisou o diretor-geral de Energia e Geologia.
José Perdigoto realçou ainda que a região tem uma boa exposição solar e que a energia é produzida durante o período de maior consumo, que é durante o dia.
Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: Correio da Manha
Nenhum comentário:
Postar um comentário