9 de fev. de 2011

Portugal - Mais de 150 PME’s (Pequenas e Médias Empresas) e 750 instituições sociais apresentaram candidaturas para instalação dos aquecedores solares


Terminado o prazo de 30 de Novembro para as candidaturas aos incentivos do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) ao aquecimento solar para as PME's (Pequenas e Médias Empresas), a ADENE- Agência para a Energia aponta para um total de mais de 150 candidaturas entregues, representando um valor total do investimento proposto de 15 milhões de euros. As decisões das candidaturas aceites deverão ser conhecidas até 24 de Fevereiro de 2011.  "As candidaturas tiveram maior incidência nas micro e pequenas empresas, tendo sido na zona Centro de Portugal, onde mais candidaturas foram recebidas", refere a ADENE, acrescentando que o setor de hotelaria foi o sector de atividade com mais representatividade, com 90 candidaturas. Em segundo lugar esteve o setor da indústria, que apresentou 37 candidaturas.

No caso das candidaturas aos incentivos destinados às IPSS/ADUP (Instituições Particulares de Solidariedade Social/Associações Desportivas de Utilidade Pública), cujo prazo terminou também a 30 de Novembro, a ADENE informa que foram recepcionadas cerca de 750 candidaturas, o equivalente a um investimento potencial de quase 91 milhões de euros em medidas que promovem a eficiência energética, entre elas, a instalação dos coletores solares térmicos.

Estes dois concursos no âmbito do QREN foram lançados em Junho de 2010 e têm como objetivo incentivar a utilização racional de energia e a eficiência energético-ambiental, em particular com a instalação de sistemas de aquecimento solar. O orçamento total disponível para os incentivos é, no caso das IPSS/ADUP, de 21,5 milhões de euros, sendo que o apoio não reembolsável aos projetos é de 70% nas regiões Norte, Centro e Alentejo e de 50% nas regiões de Lisboa e Algarve. Já para as PME's, está destinada uma dotação orçamental de 9,5 milhões de euros.

Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: Portal Climatização

Nenhum comentário:

Postar um comentário