3 de fev. de 2011

NIPE Unicamp sedia INOVA FV nos dias 15 e 16 de Março Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil



O INOVA FV tem o objetivo de reunir especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa nacionais para construir uma ação coordenada para o setor nos âmbitos tecnológico, regulatório, de infraestrutura física, talentos, mercado e investimentos, debatendo e validando a agenda de ações para o estabelecimento de uma política industrial, científica e tecnológica de desenvolvimento e competitividade da indústria de equipamentos fotovoltaicos no país. Aliado a isso, o evento busca ainda aproximar as suas agendas de P&D e Inovação, discutindo os desafios científicos e tecnológicos para o estabelecimento do mercado de energia solar fotovoltaica e de indústrias de silício grau solar no Brasil.

A realização do INOVA FV justifica-se pela oportunidade de trazer à tona a energia solar fotovoltaica em virtude de duas importantes iniciativas. A primeira delas com a criação do Grupo de Trabalho de Geração Distribuída com Sistemas Fotovoltaicos (GT-GDSF) no âmbito do Ministério de Minas e Energia (MME), com o objetivo de elaborar uma proposta de política de utilização de geração fotovoltaica conectada à rede elétrica, em especial em edificações urbanas, como fator de otimização de gestão da demanda de energia e de promoção ambiental do país, em curto, médio e longo prazo.

A segunda, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), que encomendou ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) um estudo propositivo de recomendações para subsidiar a formulação e implantação de políticas de incentivo à inovação tecnológica e à participação industrial do Brasil no mercado de silício grau solar e de energia solar fotovoltaica. Ambos os planos encontram-se concluídos.


Aliado a isso, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está mapeando junto às empresas as demandas para subsidiar uma política industrial para o desenvolvimento da indústria fotovoltaica brasileira. Em paralelo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) está estudando a criação de um programa especial para a energia solar fotovoltaica, realizando no final do ano passado um workshop para discutir o panorama de recursos e lacunas existentes nas universidades e centros de pesquisa no Estado de São Paulo.

O Inova FV dirige-se, em especial, a profissionais de empresas de toda a cadeia de produção de energia solar fotovoltaica, tomadores de decisão e grupos técnicos de governos e instituições de fomento à pesquisa, além de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de universidades e instituições de pesquisa de todo o país.

Para mais informações e inscrições:

Por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário