4 de fev. de 2011

Planta de aquecimento solar fornecerá 48% da demanda calor de processo para indústria de alimentos na Espanha



A utilização de sistemas solares térmicos na indústria é uma das formas mais eficientes  e disponívies para diminuir a dependência energética dos combustíveis tradicionais, de contribuir de forma decisiva para a redução das contas de energia relacionada com o aquecimento de água de processos. Igualmente contribui para minimizar os efeitos ambientais inerentes aos processos tradicionais e às emissões de CO2.

A empresa Montesano, localizado em Jerez de los Caballeros na Espanha, emprega uma equipe de 120 atua no ramo da indústria de alimentos. O calor  que será produzido pelos coletores solares, em planta que está em construção,  será utilizado para os processos de lavagem (recepção do produto cru, primeiro tratamento, lavagem, segundo tratamento, refrigeração, lavagem de vasos e máquinas).

A instalação terá uma área de captação  252 m² de coletores solares térmicos e um buffer de armazenamento com capacidade de 30 mil litros. Cerca de 172 mil kWh / ano (cerca de 48% da demanda total de calor) estão previstas para serem coberta pelo sistema de aquecimento solar solar. A instalação do sistema solar térmico começou em dezembro de 2010.


As indústrias brasileiras podem aproveitar o calor solar para diversos processos e as principais aplicações estão relacionadas a:

Soluções de pré-aquecimento de águas para processos industriais.

Os processos com um consumo contínuo de calor, durante as horas de sol e ao longo do ano, são aqueles onde existem as condições mais favoráveis para a aplicação da energia solar térmica, pois o pré-aquecimento da água. Estes processos podem ser, por exemplo, processos de secagem e tratamentos químicos, lavagem, aquecimento de ar, destilação, pasteurização e produção de vapor entre outros.

Aquecimento de águas quentes sanitárias.

A água quente sanitária na indústria é tipicamente utilizada em vestiários, refeitórios, lavagens de instalações e de equipamentos ou materiais..

Arrefecimento de processos - Chillers
Com os chillers de adsorção  ou absorção já é  possível produzir frio para refrigeração de processos industriais.


Para a correta avaliação das necessidades de calor e dimensionamento de um sistema  de calor de processo econômico é importante seguir alguns passos importantes para garantir a sustentabilidade do projeto:
  • 1-      Elaborar um estudo de viabilidade preliminar
  • 2-       Contratar um projeto executivo
  • 3-      Com o projeto executivo em mãos, buscar no mercado as indústrias fornecedoras dos equipamentos;
  • 4-      Instalar;
  • 5-      Prover manutenção e medição adequada para que o sistema tenha sua confiabilidade e durabilidade medidas e comprovadas.

Por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário