16 de fev. de 2011

Aeroporto de Nova York vai economizar 642 mil dólares utilizando energia solar

Enquanto os aeroportos brasileiros passam por reformas para atender à crescente demada de passageiros e às futuras exigências que a Copa do Mundo e as Olimpiadas trarão, alguns aeroportos já se utilizam da mais limpa e inteligente forma de produzir energia através de painéis solares.

Um projeto de energia solar foi recentemente revelado no Aeroporto Internacional Rochester Gates em Nova Iorque York.

Uma usina solar, que incluiu a instalação de duas plantas solares fotovoltaicas de 50.000 Watts fotovoltaicos no telhado do edifício do terminal do aeroporto, foi recentemente concluída. O projeto preve uma economia de cerca de 642 mil dólares durante a vida útil do equipamento, que é estimada em 25 anos ( podendo chegar a 40 anos), mas já foi projetado para uma futura expansão, que poderá duplicar o seu tamanho nos próximos anos.

Os sistemas deverão gerar 94.184 kilowatt-hora de eletricidade por ano sem e isto tudo sem produzir nenhum ruído, nenhuma poluição, nenhum desperdício, não tem partes móveis, e não requer nenhum combustível fóssil ou nuclear.

"Todos nós reconhecemos o impacto positivo que as iniciativas verdes têm sobre o nosso ambiente, mas este projeto também vai permitir uma poupança para o Aeroporto através da redução dos custos operacionais", comentou a executiva do municipio, Maggie Brooks.

"Sistemas de energia solar em prédios públicos são uma forma particularmente eficaz para demonstrar à comunidade que a energia solar é uma alternativa prática para a compra de eletricidade a partir de uma empresa de serviços públicos", disse Adam Rizzo, presidente do Liberty Solar Energy Systems que implantou oi sistema. "O custo da um sistema de energia solar tem decrescido nos ultimos anos, e as pessoas estão reconhecendo que ter painéis solares em seus telhados pode ser uma forma dominante de reduzir os custos de energia e reduzir seu impacto ambiental.

A planta solar instalada no telhado do aeroporto será suficiente para reduzir a pegada de carbono em 68 toneladas de CO2 por ano.

O programa foi financiado com recursos de fundos de pesquisa e desenvolvimento energético Estado de Nova York e de um fundo de renovação do próprio aeroporto.

Muitos órgãos do governo americano tem proporcionado financiamento de iniciativas solares em um esforço para promover iniciativas ecológicas e ao mesmo tempo reduzir a dependência do país de fontes de combustíveis não-renováveis como os fósseis carvão,gás, oléo e a energia nuclear.

A experiência da energia solar fotovoltaica nos aeroportos americanos não é nova e alguns outros já fizeram o mesmo tipo de instalação solar fotovoltaica.

Adaptado por Studio Equinócio
Fonte Cooler Planet; Gatas Chili Posto;

Nenhum comentário:

Postar um comentário