15 de fev. de 2011

Maior central de aquecimento solar da Dinamarca será ampliada para 18.000 m2 de coletores solares



Uma grande central de aquecimento solar de Braendestrup, na Dinamarca, com uma área de 8.000 m2 de coletor está sendo ampliada para uma área de captação entre 16.000 e 18.000 m2 de coletores solares.  A filosofia mais conhecida como aquecimento distrital é muito utilizada na Dinamarca e a planta de Brædstrup atende a um bairro tradicional com aproxidamente 1400 consumidores.
 

A planta trabalhará com um sistema de armazenamento sazonal, concebido através da construção de 100 poços de armazenamento ( bore holes)  cada um com de 25 metros de profundidade e espera-se  uma fração solar de 50%, ou seja metade da demanda de calor anual seria suprida somente pelo Sol  e o restante da demanda em combinação com as bombas de calor e a central de cogeração a gás.

 De forma pioneira, o armazenamento sazonal proposto também será utilizado para armazenar excesso de produção de energia elétrica proveniente de usinas  eólicas através da aplicação de um conjunto de bombas de calor que vai transformar a energia elétrica em calor. Exergeticamente falando não faz muito sentido, mas a alternativa restante seria desligar as turbinas eólicas.

Hoje, a Dinamarca tem grandes instalações de aquecimento solar entre 10.000 e 18.000 m2 e várias grandes plantas estão em fase de projeto.  Um estudo realizado pela empresa de consultoria Ramboll's  prevê que antes de 2020 a Dinamarca terá mais de 100 plantas solares distritais de grande porte , com 4 milhões de m2 de coletores solares e a previsão para 2030 é atingir 8 milhões de m2.

Por Studio Equinocio
Artigo Original: Ingeniøren in Danish e Central Heating Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário