23 de set. de 2010

Colégios e Universidades se modernizam com a implantação da energia solar térmica


Nos Estados Unidos uma experiência muito interessante vem acontecendo nas instituições de ensino. Muitas faculdades e universidades estão combinando a oportunidade de aliar a educação e formação de profissionais à oportunidade prática de poupar dinheiro em suas contas além de reduzir suas emissões de CO2.  Isto vem sendo possível graças instalação de sistemas de energia solar térmica nos Campi.

A tecnologia solar térmica vem melhorando rapidamente nos últimos anos com os sistemas mostrando um retorno financeiro em tempos cada vez menores.

Um dos pontos fortes da iniciativa é garantir que os grandes beneficiados sejam os estudantes de engenharia  e  arquitetura que podem entrar em contato direto com sistemas de energia solar ainda durante sua fase de formação profissional e levar a experiência adquirida para o mercado de trabalho.

O  Saint Joseph College em parceria com a Aegis Sistemas Elétricos de Branford, instalou sistema de energia solar que irá beneficiar os estudantes dos programas de estudos ambientais e ao mesmo tempo reduzir o consumo  de energia do colégio e a emissão de gases de efeito estufa. Em apoio a este compromisso, dois outros  sistemas estão planejados  para o O'Connell Athletic Center. O primeiro irá utilizar coletores solares térmicos para o aquecimento das piscinas e dos vestiários. O segundo está associado à instalação de painéis fotovoltaicos que irão gerar energia elétrica para o Centro.

É importante lembrar que a energia solar não está mais disseminada devido ao fato de que os alunos de engenharia e arquitetura não tem acesso à oportunidade de interagir com as tecnologias solares durante a sua formação. A energia solar é um fonte renovável e disponível  mas sempre que a energia solar é projetada junto com as edificações e estas edificações são projetadas junto com as cidades, ela se torna mais viável e mais do que isto passa a fazer parte da paisagem urbana de forma mais integrada.

A formação dos engenheiros e arquitetos no tema energia solar é determinante para o futuro energético das nações, pois em quaisquer áreas de atuação profissional dos engenheiros e arquitetos a especificação do uso da energia solar em geral será uma opção sempre mais limpa e econômica.

Adaptado por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário