23 de set. de 2010

Catar prepara estádios de energia solar para Copa 2022


Como parte de seus esforços para ser escolhido como país sede da Copa do Mundo de 2022, o Catar anunciou planos de construir cinco estádios. Mas não quaisquer estádios: serão cinco construções com arquitetura espetacular e completamente abastecidos por energia solar.



Com design da Albert Speer & Partner GmbH, um dos escritórios de arquitetura mais respeitados do mundo, cada um dos estádios foi inspirado em um elemento específico da cultura e da tradição do Catar para permanecer como símbolo de sua relação com os outros países. É o caso, por exemplo, do Al Shamal, que será construído no norte do Catar. Com capacidade para mais de 45 mil espectadores, seu design foi inspirado pelos tradicionais barcos da região.

Al Wakrah é outro dos novos estádios. Aliás, estádio só no nome: a construção vai abrigar um enorme complexo esportivo com piscina, spa e até shopping center para visitantes.

Usando tecnologia ultramoderna de controle de clima, as temperaturas dentro dos estádios permanecerão sempre abaixo de 28°C, embora do lado de fora o calor possa ultrapassar os 40°C, como é comum nesse país do Oriente Médio. Isso faria com que a Copa 2022 fosse o primeiro evento ao ar livre com controle de temperatura.

Dos cinco projetos, dois seriam adaptações de estádios já existentes, enquanto os outros três partiriam da estaca zero.

Durante a apresentação em Dubai, representantes da proposta do Catar adiantaram que após o final do torneio, vários componentes modulares dos estádios que não fossem mais necessários poderiam ser desmontados e enviados por navios para outras nações – a fim de promover o desenvolvimento do futebol.

O Catar terá de esperar até dezembro deste ano para que a Fifa, o órgão que controla os eventos mundiais de futebol, para que apresente sua decisão sobre qual das 11 nações deve servir como sede para a Copa do Mundo de 2022.

Fonte: Época NEGÓCIOS Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário