18 de set. de 2010

Cingapura: Áustria entrega e financia maior instalação de refrigeração solar em todo o mundo




Ao final de Agosto de 2010, empresa austríaca de engenharia Solid - representada por seus dois CEOs Christian Holter e Franz Radovic , assinou um contrato com a United World College of South East Asia (UWCSEA) para fornecer, instalar e operar em Cingapura,um sistema de aquecimento e refrigeração solar com uma área coletora de 3.900 m2.

A instalação solar térmica vai atender a cerca de 2.500 estudantes, que vivem e estudam no recém-criado campus de 76.000 m2. O projeto anunciado é a maior instalação de refrigeração solar do mundo.

O plano da instalação é atender 100% da demanda de água quente para o campus e cerca de 30% de sua demanda de refrigeração. Embora a produção máxima de energia de um sistema de refrigeração solar combine perfeitamente com o máximo de radiação solar no país tropical de Cingapura, a produção de energia dos coletores é menor devido à característica de céu nublado.

A área de coletores solares será montada em todos os edifícios e a  instalação começará a operar  na primavera de 2011. O fornecimento dos coletores solares é da empresa austríaca Ökotech, uma subsidiária do Grupo Solid Áustria. Os coletores de elevada eficiência térmica possuem, por exemplo, um  sistema bloqueador de convecção entre a chapa de absorção ( aletas) e  a cobertura transparente de vidro para minimizar as perdas de calor e atingir temperaturas mais elevadas que o habitual, o que será necessário para operar o chiller de absorção, com uma potência de 1.759 kW  fabricado pela  Broad, na China.

O UWCSEA irá reembolsar o investimento em 15 anos, pagando os custos da energia que economizou com a ajuda da instalação de aquecimento solar. A utilização do sistema também ajudou a assegurar que o  novo campus fosse certificado como  Platinum Mark Green, a mais alta classificação no sistema de avaliação de edifícios verdes em Cingapura.


Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: GSTEC – Global Solar Thermal Energy Council

Nenhum comentário:

Postar um comentário