15 de set. de 2010

Agência de Energia de Andaluzia incentiva uma instalação de energia solar inovadora que produz água quente e aquecimento por meio de telhas de vidro transparente.


O Ministério da Economia, Inovação e Ciência, através da Agência de Energia da Andaluzia, incentivou a  um cidadão de Mijas a lançar mão de uma instalação inovadora, na qual tradicionais coletores térmicos solares foram substituídos por um telhado com telhas transparentes, de modo que a totalidade da cobertura é utilizada para captar a energia solar.

Seguindo os conceitos de um bom projeto solar e aproveitando-se de uma expansão que seria realizada na casa já construída, decidiu-se instalar a energia solar, mas observando os detalhes arquitetura original e sua relação com o meio ambiente e por isso a opção do telhado solar ativo feito de vidro transparente, mas na forma de um telhado de telha tradicional, medindo aproximadamente 6 x 6 m2.

Sob o telhado de vidro é colocada uma superfície de absorção da radiação solar. No espaço entre os dois materiais é criado um fluxo de ar que é aquecido pela energia solar atingindo temperaturas acima de 80 º C.

O ar é passado através de um trocador de calor ar-água que transfere a energia solar para um fluido de transferência de calor. Assim, a habitação supre até 80% das necessidades de água quente doméstica , 100% da necessidade de calefação no andar superior e  45% das necessidades de calefação no andar inferior através de um sistema de  piso radiante.  Os cálculos apresentados apontam para  a  redução da emissão de 7 toneladas de CO2 anualmente.

No futuro, a intenção é aumentar o sistema através da instalação de um chiller de absorção para fornecer refrigeração solar no verão.

A solução integrada evidencia que hoje já existe disponibilidade técnica e também econômica para que a energia do solar forneça senão toda, grande parte da demanda de calor e frio nas edificações.

Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: Agencia Andaluza de Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário