28 de mar. de 2011

Schwarzenegger defende ambientalismo "sexy" e critica baixo uso de energia solar no Brasil em evento em Manaus



"As pessoas precisam ter paixão pela sustentabilidade, como tornar o assunto verde sexy e atraente. Dessa forma, não importa qual a meta de energia renovável a ser alcançada, quando há um grande engajamento", afirma Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, na entrevista de abertura do 2o Fórum Mundial de Sustentabilidade em Manaus (AM), que vai até este sábado (26).
 
Para o ex-governador americano, o sucesso de políticas sustentáveis depende da comunicação chegar à grande massa, às pessoas comuns do dia a dia.

- A sustentabilidade só é possível de ser conquistada quando as pessoas estão envolvidas, com engajamento de toda a população. As pessoas precisam estar envolvidas emocionalmente.

O ex-governador cometeu um erro, ao comentar a participação do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) nas questões ambientais pelo mundo. ''[Ele] foi muito importante na liderança da delegação dos mexicanos... Ops! Brasileiros, brasileiros...", corrigiu-se, mantendo o bom humor durante todo a entrevista.

Schwarzenegger esteve acompanhado do produtor e diretor de cinema, James Cameron, que o dirigiu nos filmesExterminador do Futuro 1 e 2. ''Apesar de todo o nosso tempo de amizade, nunca pude imaginar quão apaixonado pelo tema sustentabilidade Schwarzenegger é. Apenas pude ter esse conhecimento e certeza quando ele se tornou governador da Califórnia'', disse Cameron, que participou da primeira edição do Fórum Mundial de Sustentabilidade como palestrante, no ano passado.

Para Cameron, o país está liderando ações de sustentabilidade pelo mundo. Ele diz que "o Brasil precisa ter mais conciência nesse trabalho. Espero que todas as boas iniciativas tomadas nos governos Lula continuem na gestão de Dilma Rousseff. Questão ambiental e crescimento econômico estão intimamente ligados. O crescimento econômico é o que permite encontrar e investir em energias renováveis". O cineasta foi crítico quanto ao baixo uso de energia solar no Brasil, afirmando que até a Alemanha usa mais esse recurso que o Brasil.

Ao final da entrevista coletiva, Schwarzenegger atendeu ao pedido do CQC e colocou os óculos escuros, presente do repórter Rafael Cortez, e repetiu uma de suas frases mais famosas dos tempos de ator, ''Hasta la vista, babe'', ganhando uma salva de palmas e risadas de todos os presentes. 



Adaptado por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário