9 de dez. de 2010

Uma visão do Mercado de energia solar nos Estados Unidos



O mercado de energia solar nos  EUA  tem se tornando um foco central de atenção da indústria mundial, mas as  diferenças estaduais  das regulamentações, incentivos,  cias de energia e estruturas  de financiamento introduzem muitas complexidades, principalmente em comparação a outros mercados. Como resultado é difícil acompanhar e entender a dinâmica do mercado em mudança da energia solar nos EUA em suas principais aplicações. Neste pequeno artigo apresentamos um resumo executivo do mercado norte americano de energia solar e maiores detalhes poderão ser obtidos junto a SEIA ( Solar Energy Industries Association) através da aquisição do relatório detalhado do mercado de energia solar dos EUA.


Energia solar fotovoltaica

O mercado de PV ( energia solar fotovoltaica) tem crescido a uma taxa média anual de 69% nos últimos dez anos, passando de apenas 3,9 megawatts (MW) em 2000 para 435 MW em 2009. Apesar desta tendência, os EUA representavam apenas 6,5% da demanda mundial  de PV no ano 2009,  atrás de Alemanha, Itália e Japão. No entanto,  com a continua redução dos preços dos equipamentos associada às políticas públicas inteligentes e fortes incentivos podem colocar o  EUA como próximo grande mercado para a energia solar fotovoltaica-PV.

Geração solar térmoelétrica
Os sistemas de geração de energia térmica concentrada ( centrais solares termoelétricas)  (CSP) experimentaram uma explosão de projetos na Califórnia ainda na década de 80, e depois ficou em silêncio por duas décadas. Nos últimos anos, inteligentes políticas tarifárias de feed-in Espanha permitiram ao país europeu tomar as rédeas como o líder na  CSP com mais de 400 MW em funcionamento hoje. Mas os EUA estão prontos para recuperar a liderança com uma série de projetos CSP em  fase de aprovação,  totalizando 46 projetos com uma potência de 10.000 MW.

Aquecimento Solar de água
O aquecimento solar pode ser dividido em dois mercados distintos: o solar para aquecimento de água e de ambientes (calefação solar) e o aquecimento de piscinas.

No primeiro semestre de 2010, pouco mais 135.000 mil metros quadrados de coletores solares térmicos foram instalados nos Estados Unidos. Se a taxa de instalações permanecer constante durante o segundo semestre do ano, o setor está no caminho certo para crescer 9% em relação a 2009. Na maioria dos principais mercados, as novas instalações foram alimentadas por uma combinação de créditos fiscais estaduais, programas  de energia das cias elétricas e, em alguns casos, pelo o uso obrigatório de sistemas solares de água quente na construção de novas residências.

Nos primeiros dois trimestres de 2010, mais de 520 mil metros quadrados de coletores de aquecimento solar para  piscinas foram instalados nos Estados Unidos. Em uma base anualizada, o isto representa um aumento de 4% em relação ao mercado de 2009.
  
Por Studio Equinócio
Fonte: SEIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário