1 de dez. de 2010

Suíça: Indústria Solar Térmica solicita reserva de telhados solares



 Reservar os telhados suíços para Instalação de sistema de aquecimento solar: este é o mote do pedido realizado pela indústria solar térmica do país.

O que a Grécia já pratica com sucesso está sendo requisitado pelo setor solar térmico da Suiça para incentivar o uso dos aquecedores solares: para ser elegível à política de feed in tariff aplicada ao programa de eletricidade solar com sistemas conectados à rede, uma residÊncia grega deve obrigatoriamente  cobrir parte de sua demanda de água quente com os aquecedores solares de água. Isto está previsto na Lei n º. 1079/2009, que instituiu a tarifa feed in ( tarifa prêmio) no país do sul da Europa.

Em  comunicado à imprensa em  meados de novembro, duas bem conhecidas empresas suíças, a Jenni Energietechnik AG e  a Soltop Schuppisser, demandam o  o mesmo tipo de regulação na Suíça. O comunicado de imprensa diz: "Nós pedimos que em caso de edifícios residenciais, geradores fotovoltaicos só devam  se beneficiar  da política de feed in tarif, se um sistema de aquecimento solar já tiver sido instalado." Segundo os empresários, há diversas empresas do setor de solar térmico apoiando a iniciativa que se fortalecerá em Dezembro quando parlamentares do país receberão a proposta.

A política sugerida é muito importante no contexto mundial pois combina 3 diretivas solares complementares e inteligentes: geração de calor ( e em breve frio) pelos aquecedores solares, geração de eletricidade para painéis fotovoltaicos e direito a luz do Sol nos telhados. 

Existe a expectativa de que tenhamos ainda em 2011 uma política de feed in tariff no Brasil e esperamos que a mesma seja bem elaborada para que nao sejam criadas distorções entre as tecnologias solares que se complementam. Nossos telhados brasileiros podem e devem estar reservados ao Sol em todas suas aplicações gerando energia limpa e renda para os seus cidadãos que podem se tornar sócios do setor energético brasileiro de forma mais efetiva sem que haja uma continuidade descabida da excessiva concentração de capital na mão de poucos com a consequente perpetuação das desigualdades sociais.

Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: GSTEC – Global Solar Thermal Energy Council

Nenhum comentário:

Postar um comentário