A MPX deu mais um passo para a instalação da usina solar no município de Tauá, no Ceará, prevista para entrar em operação em março de 2011. A empresa iniciou a implantação da casa dos inversores, responsáveis pela conversão da corrente contínua gerada nos painéis solares em corrente alternada para fornecer energia ao sistema elétrico da Coelce, distribuidora de energia do estado. A usina, que receberá investimento de R$ 10 milhões, terá capacidade instalada inicial de 1 MW, suficiente para abastecer, em média, 1.500 residências.
Segundo a empresa, também foi iniciada a construção de mais dois prédios: a Casa de Apoio (onde ficará a sala de controle e o centro de recepção a visitantes) e a Guarita de Controle de Acesso. O trabalho de terraplanagem foi concluído na semana passada. A MPX executará ainda a medição topográfica da área onde serão instalados as estruturas metálicas para apoio dos painéis solares, previstas para chegar em Dezembro.
As obras para a instalação da usina foram iniciadas no mês de Setembro de 2010. A MPX Tauá ocupará uma área de 12 mil metros quadrados e terá 4.680 painéis fotovoltaicos que captarão a luz do sol para a transformação em energia elétrica. A MPX já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a ampliação da capacidade da planta para 5 MW.
A usina, a primeira de energia solar comercial do Brasil, está localizada no município de Tauá, a cerca de 350 km de Fortaleza (Ceará). O projeto da usina solar é resultado de iniciativas em pesquisa e desenvolvimento da MPX, empresa de energia do Grupo EBX.
Fonte: Agência Ambiente Energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário