A energia solar térmica pode ser utilizada para proporcionar a refrigeração de grandes edificações através de ciclos térmicos ou utilizando painéis fotovoltaicos, reduzindo draticamente o consumo de energia para geração de frio. A idéia agora entretanto é pegar a estrada. O sistema iCool Solar desenvolvido pela Mitsubishi e pela Fruehauf Nippon, é uma unidade movida a energia solar destinada ao condicionamento de ar de caminhões. O sistema funciona quando o motor estiver desligado, utilizando a energia solar captada por células fotovoltaicas de película fina capazes de gerar a energia elétrica necessária para resfriar a cabine do caminhão.
O iCool Solar é composto por painéis solares localizados no teto do caminhão, uma bateria para armazenar a energia solar produzida pelos painéis e uma unidade de condicionamento de ar com capacidade de 900W. Os idealizadores do produto informam que o sistema estará disponível comercialmente até à Primavera de 2012.
Baseando-se na energia solar, o sistema preserva a vida útil da bateria do caminhão e também reduz o consumo de combustível e consequentemene seu custo operacional. Um caminhão de 10 toneladas pode economizar cerca de 400 galões de combustível a cada ano.A Mitsubishi Chemical estima que se todos os caminhões utilizados no Japão, migrassem para o o Solar i-Cool, as emissões de CO2 poderiam ser reduzidas em 1,65 milhões de toneladas por ano.O i-Cool solar também está sendo desenvolvido em uma versão menor para uso em veículos de passageiros.
A volta e a inserção da energia solar fotovoltaica em nosso dia a dia promete ser importante para o caminho em direção à preservação dos recursos naturais do planeta e melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.
Adaptado por Stúdio Equinócio
Nenhum comentário:
Postar um comentário