3 de dez. de 2010

Índia: Condições ideias para desenvolvimento do aquecimento e refrigeração solar



Mais de 200 participantes compareceram no final de outubro ao evento paralelo dedicado ao setor de aquecimento e refrigeração solar que aconteceu em Nova Deli, durante a Conferência Internacional de Energias Renováveis- DIREC 2010 .

A conferência "Sistemas de Aquecimento Solar da Água (SWHS)- Perspectivas Globais" foi organizada pela Agência Austríaca de Energias Renováveis e Eficiência Energética em parceria com o (REEEP) e em cooperação com o Ministério indiano de Energias Renováveis (MNRE), Instituto de Energia (TERI), e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas(PNUD).

Deepak Gupta, Secretário do MNRE, falou sobre um programa de subsídios como sendo o primeiro passo na implementação dos ambiciosos objetivos da Missão Solar Nacional e atrair a sociedade para o tema: "Nós temos que mudar a mentalidade dos cidadãos para que adotem os aquecedores solares de água como um dispositivo importante na economia de energia ". Preeti Soni,  consultor do PNUD, resumiu as atividades que fazem parte da Iniciativa Global do Aquecimento Solar que incluem a capacitação,  orientações para utilização da tecnologia em edifícios de grande porte e sensibilização dos bancos. "O PNUD também visa criar condições para que as  concessionárias de energia elétrica  participem da promoção e criação de parâmetros de qualidade que garantam que os sistemas funcionem corretamente durante sua vida útil", explicou Soni.

Olivier Drücke, presidente do Federação da Indústria Europeia de Energia Solar Térmica (ESTIF), destacou a importância do desenvolvimento de produtos e da realização de pesquisa de mercado para a distribuição em massa da tecnologia solar. A apresentação da recém-formada Federação Solar Térmica da India (STFI) mostrou que a  iniciativa Missão Solar Nacional tem como meta a instalação de 20 milhões de m2 de sistemas de aquecimento solar até 2022, definitivamente ambiciosa, mas possível - com a combinação correta das políticas. Ao todo, o evento deixou claro que as condições de estrutura para desenvolvimento do aquecimento e refrigeração solar na Índia parece ser a ideal e pode abrir perspectivas para a realização de bons negócios.


Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: GSTEC-Global Solar Thermal Energy Council

Nenhum comentário:

Postar um comentário