10 de nov. de 2010

Unilever aquece a água com a luz solar na África do Sul



 A Unilever, através da sua marca Sunlight (luz do sol), está apoiando a instalação de um sistema de aquecimento solar  em um centro de saúde e cuidado de crianças na cidade do Cabo, na África do Sul. A Margaret´s House, em Lansdowne, irá desfrutar de água quente, sem custos elevados de eletricidade, graças à instalação dos coletores solares.

Esta iniciativa fez parte da  iniciativa mundial  10/10/10 Global Work Party, organizada pelo 350.org que  vem lançando o desafio para que os cidadãos de todo o mundo trabalhem para resolver a crise climática. Visitem o site e participem: http://www.350.org/

No último dia 10 de outubro, 100 sistemas de aquecimento solar de água foram instalados ao redor do mundo em prol da chamada para a ação ambiental. Mais de 7 000 eventos foram programados para ocorrer em 188 países do globo.

Geraldine Engel, Gerente de Administração Margaret´s House, disse que a organização está muito grata a Unilever pela parceria com a 10/10/10 Global Work Party para instalar o sistema de aquecimento de água solar.

Ela disse que como a casa recebia metade o seu financiamento por parte do Estado, foi forçada a depender de doações independentes para dar às crianças de famílias problemáticas a chance de curar, crescer e prosperar na sociedade convencional.

Louise Duys, Diretor Corporativo de Sustentabilidade da Unilever, disse que a empresa vem trabalhando para fazer melhorias contínuas na gestão do seu impacto ambiental para desenvolver um negócio mais sustentável.

"Embora a empresa esteja  focada nos impactos de toda sua cadeia de produtos para encontrar as maiores oportunidades para redução de emissões, também estamos dando apoio a outras atividades como a 10/10/10 Global Work Party, que terá um impacto tangível  sobre meio ambiente e sustentabilidade ", disse Louise.

Os parceiros da Unilever no aquecimento solar de água do projeto forma a  Inti Solar, os fabricantes de aquecedores solares e sistemas de iluminação; SolarMAX que fabrica painéis solares e a Xstream que fabrica tanques de armazenamento.
 
Diretora da Inti Solar , Marlene Snowdon, que vem sendo uma a força motriz por trás do projeto de painéis solares na África do Sul, disse: "Fontes alternativas de energia proporcionam economias de custos, são favoráveis ao meio ambiente e à criação de empregos e sustentabilidade.

"A resposta significativa Global Work Party para chamar a atenção para as alterações climáticas nos diz que nós não temos nais o luxo do tempo. - Precisamos agir rápido para substituir combustíveis fósseis por energias sustentáveis"

Grant Hallett, Gerente Nacional de Vendas da SolarMAX, disse que eles estavam orgulhosos por estarem associados a esta iniciativa de tornar as comunidades mais verdes."Nós temos um registro de orgulho pelo envolvimento em tais projetos e acredito que este tipo de projeto vai promover a consciência ambiental e proteger, desenvolver e melhorar os recursos naturais da comunidade."Nós acreditamos que cada um de nós pode fazer uma contribuição positiva para o futuro de nossos filhos", disse Hallett.

O compromisso da Unilever com a sustentabilidade é evidente através de suas ações cotidianas. O armazém principal da Unilever perto de Pietermaritzburg, que foi inaugurado em 2009, apresenta várias iniciativas "verdes", incluindo a instalação dos painéis solares, que foram incluídos ainda na fase projeto e na construção tendo em conta a sustentabilidade ambiental.

Em maio de 2010, a Unilever patrocinou a casa Thokomala para órfãos do HIV / Aids em KwaMashu que se tornou a primeira de várias casas do gênero em todo o país que receberão os aquecedores solares de água.

Adaptado por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário