1 de nov. de 2010

Nos EUA, energia solar ultrapassa 1 GW


A energia solar deverá ultrapassar um gigawatt de capacidade instalada este ano nos EUA - o bastante para alimentar 200 mil casas, de acordo com relatório divulgado ontem pela Associação das Indústrias de Energia Solar do país e pelo GreenTech Media Research.

Os pesquisadores acreditam que as instalações fotovoltaicas (PV) e de concentração de energia solar (CSP) estão em alta pela queda de preços e pelo apoio do governo a projetos domésticos. Um grande projeto de CSP e vários outros importantes, de PV, contribuíram com a robustez dos dados.

A empresa de tecnologia limpa BrightSource Energy, criada em Israel e baseada na Califórnia, conseguiu aprovação federal este ano para a construção de uma planta de CSP de 370 megawatts no sul da Califórnia, e está otimista com sua oferta pública inicial de ações (IPO), que deve acontecer em 2011. Entre os financiadores da BrightSource estão empresas como Morgan Stanley, Alstom, BP Alternative Energy, Chevron e Google.

Os projetos de PV também decolam. Eles incluem uma planta de U$ 71 milhões no Kennedy Space Center, na Flórida, com 35 mil painéis solares que alimentarão mais de mil casas.

O apoio político à energia solar também é importante, afirma o Techcrunch. Uma pesquisa mostra que 94% dos cidadãos americanos acham que é importante que o país desenvolva e utilize energia solar, e 80% concordam que o Congresso deve considerar a realocação de subsídios do governo, de combustíveis fósseis para energia solar.

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário