9 de nov. de 2010

Empresário turco desafia o 'Lobby dos combustíveis fósseis com sistema inovador de refrigeração solar



Um empresário da província de Kars está desafiando o "lobby dos combustíveis fósseis" com seu sistema de refrigeração solar livre de emissões. O professor Ahmet Lokurlu diz que tudo o que é necessário para mudar o mundo é uma pessoa. Lokurlu, que parece  não ter perdido nada de seu idealismo científico durante um longo percurso no mundo dos negócios, está agora liderando sua própria empresa de energia
 
A energia do sol pode salvar o mundo apenas "se nós a ajudarmos a se destacar", é o que afirma Lokurlu, diretor executivo e idealizador  de um sistema de refrigeração solar livre de emissões.


"Um hotel de quatro ou cinco estrelas com 100 a 150 camas, necessita de aproximadamente 2 megawatts de capacidade de climatização por dia",  afirmou Ahmet Lokurlu (CEO do Grupo Solitem) durante uma conferência de imprensa que aconteceu em Julho deste ano. "Nós podemos fornecer uma capacidade de 1,5 megawatts de refrigeração, que também irá atender às necessidades do hotel com uma  tecnologia que é baseada em um sistema inteligente e não deixa espaço para o desperdício de energia."

Lokurlu fez uma ampla introdução do seu sistema, chamado de "Montana", que utiliza essencialmente a energia solar para transformar água em vapor necessário para alimentar um sistema de refrigeração. O sistema, no momento só é adequado para uso em hotéis e instalações industriais, mas a Solitem está trabalhando no desenvolvimento de modelos de menor escala para uso individual, ele disse.

O sistema "Montana" depende da instalação painéis solares concentradores nos telhados das edificações e além do vapor, a água quente produzida no processo pode ter vários usos, como para a lavanderia, por exemplo.

Lokurlu disse que as condições climáticas como taxa de nebulosidade por exemplo, são fatores determinantes para identificar regiões apropriadas para o sistema Montana. 

Atualmente, quatro países mediterrânicos se beneficiam do sistema - Marrocos, Chipre, Jordânia e Turquia.

Lokurlu disse que a empresa já tem seis unidades do sistema na Turquia. "Atualmente estamos instalando o sistema em um estabelecimento no México, e recentemente foi contratada uma unidade do Brasil.

A Solitem também vende o sistema na Alemanha, onde está sediada, mas toda a produção é realizado na Turquia, em Ancara.


Lokurlu, vencedor de prêmios como
RIO Innovation Prize, the Energy Global Award and TIMI Magazine’s Hero of the Environment, reclamou da "falta de entusiasmo" para projetos amigos do meio ambiente por parte das autoridades turcas.

"O Ministério das Finanças não está disposto a investir nos projetos. No entanto, não esperamos subsídios. Uma pequena porcentagem de cada conta de gás paga pelo consumidor vai para os fundos de energia renováveis e políticas de desenvolvimento. Se as energias renováveis fossem adotadas como política de Estado, nós poderíamos fazer um trabalho incrível com uma pequena quantidade de recursos ".De acordo com Lokurlu, outro fator que impede que o entusiasmo para os sistemas ecológicos é o "lobby do gás", que é "muito forte no país."


"Estamos em busca de parceiros fortes para operar joint ventures. Os chineses são excelentes nisso. Eles têm um sistema incrível. Eles nos ofereceram o dobro da terra que seria necessário para produzir o sistema em uma zona industrial chinesa e se ofereceram a pagar metade dos salários de nossos funcionários ", disse ele."Mas, você sabe, eles não oferecem essas coisas sem interesse próprio", disse ele. "Até o momento de começar a produção, eles já terão ilegalmente reproduzidos o sistema, embora com menor qualidade."

A fábrica da Solitem em Ancara começou como uma instalação de montagem, mas agora toda a produção tem lugar na Turquia. "Nós empregamos produção robótica.”O volume de negócios anual da empresa era de 10 milhões de euros no ano passado, uma cifra que Lokurlu pretende triplicar em 2011.

A instalação de um sistema que produz 1,5 megawatts é de 2,5 milhões de euros, um quinto do que será amortizado no primeiro ano."Todo o sistema paga-se sozinho dentro de cinco a sete anos", disse Lokurlu. "O sistema de refrigeração solar tem uma duração efetiva de 20 anos ( bem maior que os sistemas convencionais), e nós oferecemos uma garantia de 15 anos. A manutenção é bastante barata e, se aplicada regularmente, o sistema promete vitalidade por muito tempo. "Lokurlu disse que um sistema como este exige uma área de 4.000 metros quadrados para que possa ser montado.

"Quando você está no negócio de energia, você vê que o mundo está cheio de absurdos sem sentido, e nós podemos mudar tudo isso", disse ele. "Somos prisioneiros dos nossos hábitos e de um sistema que faz da eletricidade um fetiche. A energia solar não é uma escolha, é uma obrigação, e não mil anos no futuro, mas agora, quando o relógio do clima está passando rápido. "

Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: " ISTAMBUL - Daily News Hürriyet

Nenhum comentário:

Postar um comentário