23 de out. de 2010

Palestra: Revolução da Energia Solar – tecnologias limpas para o envolvimento sustentável - Aplicações, mercado e inovações da energia solar




A energia solar vem acompanhando o homem desde o seu nascimento. Em alguns momentos de lucidez o homem chegou a olhar para o céu, mas o pescoço endureceu e o dito homem moderno permaneceu de cabeça baixa buscando sua fonte de energia olhando para o chão. Em 50 anos abusou de suas reservas de combustíveis fósseis, projetando megalópoles edificadas em modelos econômicos insustentáveis. Felizmente a cultura da energia solar vem ganhando adeptos em todo o mundo e o homem começa a olhar para cima novamente. E a revolução solar vem acontecendo.

Palestra GRATUITA
Data e Horário: 27 de outubro (quarta-feira), das 9:00 as 11:00 horas
Local : CREA –  Auditório da Sede (Plenário) Rua Doutor Zamenhof, 35 - Alto da Glória - ao lado da
Igreja do Perpétuo Socorro


TÓPICOS SOLARES

Ø         A evolução da energia solar no Brasil e no mundo
Ø         Potencial da energia solar para Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016
Ø         O uso da energia solar térmica em habitações de interesse social
Ø         Evolução das políticas públicas mundiais de incentivo à energia solar
Ø         Novas tecnologias e aplicações da energia solar: refrigeração solar, calor para processos industriais, etc.
Ø         A relação entre a energia solar e arquitetura - TASK 41 da IEA-Agência Internacional de Energia;
Ø         Energia solar - empregos verdes e negócios do presente e do futuro;

O PALESTRANTE

Carlos Faria (Café) - é Eng. Mecatrônico, formado pela PUC-MG, Especialista em fontes alternativas de energia pela UFLA, MSC em gestão e auditoria ambiental com aplicação de energias renováveis pela Univ. de Leon, na Espanha. Presidente do Studio Equinócio, empresa de consultoria na área de energia solar, idealizador da Iniciativa Cidades Solares no Brasil, ex diretor do Depto Nacional de Energia Solar da ABRAVA, Consultor da GTZ (Agência Brasil-Alemanha de Cooperação Técnica), Coordenador da Academia Solar e instrutor de cursos de capacitação de profissionais na América Latina, consultor do Procobre no Brasil, representante no Brasil da TASK 41 da IEA (Agência Internacional de Energia) em Brasil- Energia solar e Arquitetura, fundador do Instituto Kairós, ONG que atua na área  bio-construção.


Inscrições e mais informações:
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no Sindicato dos Arquitetos (sindarq-pr@creapr.org.br , 41-3014-0601 / 41- 9912-2516) ou para camila@studioequinocio.com.br , 31-3309-0346/ 31-91970346 - Gentileza informar Nome Completo, e-mail, e profissão.

Durante a palestra serão sorteados para os inscritos 5 exemplares do Guia de Boas Práticas- Qualidade em instalações de aquecimento solar e 5 exemplares do manual de Introdução aos Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário