21 de out. de 2010

Energias renováveis perdem o “Apóstolo do Sol” Hermann Scheer



O autor de livros referência como "O Manifesto Solar" e "Economia Solar Global" e vencedor do prêmio Nobel alternativo de 1999 por sua luta por fontes limpas de energia faleceu na última quinta-feira.

Hermann Scheer foi um pioneiro no estudo e na defesa das energias renováveis e sua morte, confirmada pelo partido Democrata Social alemão, é uma grande perda não apenas para as fontes limpas, mas para todas as causas ambientais.

Scheer viu nas renováveis a possibilidade de um futuro mais sustentável e dedicou boa parte de sua vida a promovê-las pelo planeta. 

Fundou e presidiu a Associação Européia de Energia Solar (EUROSOLAR) e o Conselho Mundial para Energia Renovável. Ele era também um dos grandes incentivadores da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).

Como parlamentar na Alemanha ajudou o país a se tornar uma potência em fontes limpas e era o principal arquiteto do Ato Alemão de Energia Renovável. 

Em homenagem a este líder solar mundial, nós vamos publicar uma nova coluna chamada economia solar onde abordaremos trechos e frases de seu livro Economia Solar Global, leitura obrigatória para todos os cidadãos do Brasil.

A economia mundial baseia-se em recursos energéticos não renováveis, como o carvão, o petróleo, o gás e o urânio, cuja utilização tem conseqüências catastróficas para o homem e para o ambiente. A solução para enfrentar a acelerada extinção dos recursos do planeta é substituir as energias não renováveis por outras que não se esgotem, como a solar ou a eólica. Em seu rigoroso e comprometido ensaio, Hermann Scheer estabelece, de forma apaixonada, uma mudança estratégica factível e defende que a formidável central térmica do cosmos poderia atender a todas as necessidades energéticas da humanidade. Scheer, "o apóstolo do sol", percebe as bases tecnológicas, ecológicas, sociais e políticas para a implantação de uma economia mundial de menor impacto ambiental.   


"O caminho das energias renováveis e o abandono das energias atômica e fóssil representam uma absoluta necessidade social. 

Esta é verdadeiramente a questão central de todo o século XXI", aponta o autor nesta obra, verdadeira Bíblia da ecologia moderna, que tem sido traduzida para vários idiomas e está em vias de transformar-se em um dos livros chave do novo milênio.   

Adaptado por Studio Equinócio
Fontes: http://www.cresesb.cepel.br; http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias3/noticia=726193

Nenhum comentário:

Postar um comentário