23 de jan. de 2011

Rio de Janeiro sedia esta semana a Conferência Cidades Verdes



Não é de hoje que os habitantes das cidades vem sofrendo as conseqüências do aquecimento global, como inundações das áreas costeiras, falta d'água, ondas de calor etc. Em função da relevância deste tema e para comemorar seus vinte anos, o Instituto  ONDAZUL, organizará a Conferência Cidades Verdes. Serão dois dias de conferência / 08:00h as 14:00h
Centro de convenções da FIRJAN - Av. Graça Aranha 01


O evento busca através da discussão de idéias e da análise de propostas de desenvolvimento sustentável nas cidades, contribuir para a superação do desafio que é diminuir o impacto ambiental das grandes metrópoles. Por concentrarem a maior parte da população mundial, intervenções que visam a sustentabilidade nos centros urbanos são imprescindíveis, pois tem maior reflexo positivo, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Os seminários da Conferência Cidades Verdes discutirão temas como mobilidade urbana – os limites do automóvel, trens, metrôs etc -, prédios verdes e inteligentes, energia solar – custos e tarifas - e como as cidades contribuem para o aquecimento global, dentre outros assuntos de interesse geral nacional e mundial.

O evento contará com renomados palestrantes nacionais e internacionais, além de autoridades, como o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do Vice Prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, e do Secretário Municipal de Urbanismo, Sérgio Dias.

Dentre os palestrantes internacionais, virá ao Rio, o gerente executivo e fundador da ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Jeb Brugmann. O ICLEI é uma organização não governamental que estuda a sustentabilidade e o planejamento urbano e de mitigação de gases de efeito estufa no mundo. As realizações do ICLEI nestes campos têm sido premiadas e reconhecidas pelas principais instituições como as Nações Unidas (1997, 2002), a Agência Européia do Ambiente (2000) e Harvard Business Review (2007). Brugmann falará sobre Urbanismo e Arquitetura Verde e analisará a arquitetura de prédios verdes e inteligentes, além de discutir os níveis de emissão de carbono de uma civilização socialmente sustentável.

O espanhol Manuel Herce Vallejo, diretor do Programa de Pós Graduação de Gestão da Cidade na Universidade Aberta da Catalunha, também virá ao Cidades Verdes. Já o professor e economista Sérgio Besserman discorrerá sobre os efeitos que as cidades exercem sobre o aquecimento global. Além desses, também estará presente o diretor da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), professor Eneas Salati, que abordará a geração de energia solar nas cidades, os telhados fotovoltáticos e as redes inteligentes.

O Eng. Carlos Faria do Studio Equinócio, falará no painel energia solar no novo contexto urbano onde apresentará o uso da energia solar térmica no Brasil e sua evolução nos últimos anos bem como tópicos sobre quando e como a geração de energia solar será viável nas cidades: Fachadas e telhados fotovoltaicos e térmicos, refrigeração solar, legislações e diretivas tecnológicas para o uso da energia solar na Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016.






Para detalhes e programação

Telefone:
(21) 4104-2977 (Atendimento das 10h as 18h)
http://blogcidadesverdes.blogspot.com/

Por Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário