Como era de se esperar, Espanha e da E.U.A. lideram a indústria de energia solar térmica concentrada com uma participação de mercado combinada de mais de 90% dos projetos em construção.
Entretanto novos mercados abrem em MENA (Oriente Médio e Norte da África), Austrália e Índia, onde 1,9 GW de CSP foram anunciadas, segundo um novo relatório publicado pela “CSP Today”.
Entre os novos mercados de CSP, o maior acréscimo foi anunciando para a região de MENA, com um acréscimo da potência instalada em mais 1430 MW.
Apesar a crise econômica, a Energia Térmica Solar Concentrada (CSP) continua crescer a bom ritmo. Na Espanha, apesar das dificuldades econômicas, a indústria adicionou 320 MW em 2009 até junho de 2010, já havia aumentando a capacidade operacional de CSP em 500%. Com um acordo dentro do governo que estabelece um cenário mais seguro para as tarifas de energia na Espanha, os caminhos estão abertos para a implantação de mais 1500 MW de usinas solares térmicas.
O quadro positivo deve se repetir em outros mercados mundiais. Depois de um lento inicio, o mercado norte americano deve crescer explosivamente nos próximos anos e já se falam em 10 GW de projetos em desenvolvimento.
Novos mercados estão também a abertura de todo o mundo. Austrália está começando a despertar para seu potencial de energia solar com 817 MW de projetos em desenvolvimento. Na Índia, o projeto Missão Solar está incentivando a construção de 150 MW de usinas solares.
Grandes oportunidades para os fornecedores e prestadores de serviços na indústria solar se abrem. Somente no mercado americano a estimativa é de investimentos da ordem de 70 bilhões de dólares.
Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: CSP Today
Nenhum comentário:
Postar um comentário