No último dia 20 de outubro de 2010 foi apresentado na sala de eventos da Fundação de Arquitetura COAM a nova versão do Guia de projetos e cálculo de sistemas de aquecimento solar.
Em sua 3ª edição o guia foi aprimorado diante das ultimas alterações das legislações municipais e regionais, do CTE- Código técnico de edificações e do RITE- Regulamento de instalações térmicas de edifícios.
Cabe lembrar que o uso da energia solar térmica é obrigatório nas novas edificações de toda Espanha e vários aperfeiçoamentos vem sendo realizados na regulamentação das obrigações solares e em novas ferramentas de apoio ao mercado.
Dentre as novidades o guia incorpora mudanças significativas no desenho e cálculo de sistemas solares térmicos, incluindo a energia solar para a calefação solar e também sua aplicação para o aquecimento de piscinas.
A ferramenta de cálculo eletrônica também foi aprimorada permitindo maior flexibilidade na entrada dos dados radiação solar, temperatura, perfil de ocupação e outros parâmetros de regulamentação específica já que em alguns casos a obrigatoriedade da instalação dos aquecedores solares tem de cumprir normas mais restritivas em algumas cidades.
Adaptado por Studio Equinócio
Nenhum comentário:
Postar um comentário