4 de mai. de 2011

Bolsas europeias sobem puxadas por ações de montadoras e energia solar

Valor Online

SÃO PAULO - As principais bolsas europeias operaram em terreno positivo, mas com pouco volume, movidas por notícias corporativas, como os balanços da Volvo e Electrolux, e uma fusão no segmento de energia solar. 

O mercado londrino ficou fechado nesta sexta-feira por conta das comemorações do casamento real entre príncipe William e Kate Middleton. Em Paris, o CAC 40 subiu 0,05%, para 4.107 pontos; enquanto em Frankfurt, o DAX avançou 0,53%, para 7.514 pontos. 

As ações da Volkswagen ganharam 1,57%, ainda em reação ao balanço divulgado anteontem, quando a montadora alemã trouxe lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 2,91 bilhões de euros. Volvo subiu 2,3% também embaladas pelo resultado divulgado esta semana. 

Outro destaque foram papéis de empresas de energia solar. Norway's of Renewable Energy avançou 8%, SolarWorld saltou 6% e Q-Cells subiu 4,6%. Elas reagiram ao anúncio da compra de uma fatia de 60% da Sunpower pela Total. As ações da Sunpower dispararam 35%. 

Entre os indicadores do dia, o desemprego na Espanha continuou aumentando, atingindo 4,9 milhões de pessoas, 213,5 mil a mais que no final do ano passado. Com isso, a taxa de desemprego no país avançou de 20,3% no quarto trimestre de 2010 para 21,3% nos primeiros três meses deste ano. 

A confiança do consumidor americano melhorou em abril. O indicador para o mês ficou em 69,8, ligeiramente acima da leitura preliminar (69,6) e superior aos 67,5 de março.
Studio Equinócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário